O número de sessões necessárias para eliminar o pelo por completo pode variar dependendo de muitos fatores segundo o organismo de cada pessoa, como tal, não há uma resposta concreta para esta pergunta. 

Não obstante, podem ser feitas aproximações tendo em conta a média dos nossos clientes, no caso da depilação a laser em mulheres o número situa-se entre 5-8 sessões, e no caso dos homens o número de sessões necessárias aumenta para 9-10 sessões.

Num primeiro momento em que se começa a planear o investimento na depilação a laser, geralmente surge a dúvida de quantas sessões a laser são necessárias para conseguir obter os resultados, tendo este dado pode saber aproximadamente qual o investimento de tempo e dinheiro precisos para realizar o tratamento. No entanto, como dissemos, não é possível dar uma resposta sem conhecer previamente todos os fatores que têm influência na depilação a laser, incluindo os que afetam especificamente os homens e as mulheres.

Neste post vamos aprofundar os mesmos para que possa resolver qualquer dúvida sobre este tema.

Fatores que têm influência no número de sessões necessárias

Existe uma série de fatores que são externos à tecnologia e que têm influência na duração do tratamento. Como tal, não existe um número fixo de sessões em que se possa assegurar a finalização do tratamento.

Para começar, a primeira coisa que se deve ter em conta é que cada pessoa é distinta e, por isso, também são as suas características. Nem todos os corpos reagem da mesma forma e, em alguns casos, necessitam de menos sessões que outras para eliminar o pelo.

Para além deste fator, que podemos considerar que é o principal, também existem alguns pontos a ter em conta quando se pretende saber quantas sessões de laser são necessárias. 

A idade é um fator muito importante

A idade tem uma grande influência na quantidade de sessões de depilação a laser que são necessárias para eliminar o pelo. Dependendo da idade em que se encontra, as suas hormonas podem estar em etapas diferentes, afetando assim os resultados.

A idade a que se recomenda iniciar a depilação a laser também é distinta para mulheres e para homens, já que no caso das mulheres tem-se como referência um ano após a primeira menstruação, e no caso dos homens será por volta dos 15 anos.

Tendo isto em conta, o laser não irá reagir de igual forma em todos os corpos, dependendo da idade que tenha poderá necessitar de menos ou mais sessões. O seu técnico de laser irá encarregar-se de avaliá-lo em relação a este tema.

Quantidade de pelo

Nem todas as pessoas têm a mesma quantidade de pelo. Como tal, irão necessitar de menos sessões aquelas que tenham menos pelo, já que haverá menos quantidade para eliminar.

Aquelas pessoas que, por outro lado, tenham uma quantidade de pelo corporal maior, irão necessitar de um número de sessões laser mais elevado.

Também há que destacar que nem todas as zonas necessitam do mesmo número de sessões. Por exemplo, podem haver pessoas que necessitem de 5 sessões nas axilas para eliminar o pelo e, no entanto, na zona das virilhas precisem de um total de 8.

Fototipo de pele

Outro dos fatores determinantes para saber quantas sessões de laser são necessárias para remover os pelos é o fototipo de pele que tem. O fototipo é nada mais do que os diferentes tons de pele existentes e como reagem aos mesmos fatores, como a luz solar ou a aplicação de laser durante a depilação.

Por exemplo, nas peles mais claras com pelo mais escuro, a média de sessões costuma ser mais baixa do que nas restantes combinações, já que este é o fototipo que o laser deteta melhor o folículo.

No caso de doenças ou caso tome medicamentos

Quando uma pessoa está a fazer um tratamento médico ou padece de alguma doença isto também pode afetar o seu tratamento de depilação a laser. Pode fazer com que tenha de parar o tratamento ou retomá-lo mais tarde, ou com que a sua pele reaja de forma diferente.

Por isso, este é um fator que terá de consultar com o seu técnico de laser para saber se no seu caso o afeta diretamente e saber como proceder.

Cumprimento das indicações do técnico de laser

Este é um dos pontos imprescindíveis, não basta comparecer à sessão de depilação a laser no centro para conseguir resultados num determinado número de sessões. Seguindo todas as indicações do técnico, será possível otimizar o número de sessões laser necessárias para remover os pelos. Algumas dessas indicações são:

  • Respeitar o tempo estimado entre sessões.
  • Passar a lâmina nos pelos corporais uma vez por semana.
  • Não passar a lâmina nas zonas hormonais.
  • Hidratar a pele diariamente.
  • Esfoliar a pele uma vez por mês.

Quando for à sua sessão, o seu técnico de laser irá dar-lhe as restantes recomendações que deverá seguir, personalizadas segundo os fatores que afetam o seu corpo. Segui-las ou não irá determinar em grande medida a duração do seu tratamento.

Diferença entre o número de sessões laser necessárias para os homens e para as mulheres

cuantas sesiones de laser necesitan los hombres

O género é outro fator determinante de quantas sessões de depilação a laser são necessárias para remover os pelos. Como dissemos no início do post, a média de sessões de que necessita uma mulher está situada entre as 7-8, enquanto que nos homens situa-se entre 9-10 de forma a conseguir o objetivo. Normalmente, los resultados começam a a notar-se em ambos os casos a partir da 4-5 sessão.

A isto, há que acrescentar sempre um par de sessões de manutenção anuais para manter os resultados. 

O facto do género determinar o número de sessões tem a ver com os fatores vistos anteriormente mas, sobretudo, deve-se principalmente ao tema hormonal. As hormonas masculinas e as femininas fazem com que o corpo reaja de forma distinta a diferentes estímulos, pelo que isto irá ter um grande peso na determinação de quantas sessões de laser são necessárias para cada pessoa.

Lembre-se de que, ainda que possamos contribuir com dados aproximados, cada corpo é diferente do outro e tem as suas próprias características que irão determinar o número de sessões laser necessárias para eliminar o pelo. Como tal, o mais fiável é que consulte o seu técnico de laser para que este possa avaliá-lo sessão a sessão, com base nas suas próprias necessidades.

Tem mais dúvidas em relação a este temática? Pode consultar os comentários ou através dos nossos perfis de Facebook e Instagram.

Posts relacionados
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo

Os pelos hormonais podem ser muito desconfortáveis. Se alguma vez te apareceu este tipo de pelo tão característico, sabes que pode ser muito irritante, principalmente por ser um pelo escuro e grosso. Este tipo de pelo não compreende género, pode aparecer tanto em...

read more
Recomendações para um tratamento a laser eficaz
Recomendações para um tratamento a laser eficaz

Queres um tratamento de depilação a laser eficaz com os melhores resultados logo desde início? Este artigo diz-te quais são os passos a seguir e os pontos-chave a ter em conta para a tua pele estar nas melhores condições possíveis antes de iniciares o teu tratamento,...

read more