Por que razão os ciclistas fazem depilação nas pernas? É muito provável que já tenhas ouvido falar que as pernas sem pelos ajudam na velocidade, porque evitam a resistência do ar. Mas será que esse argumento é verdade? Será este o único motivo para os ciclistas se depilarem? Ou serão também os critérios estéticos que aparecem?

Seja qual for o motivo, hoje em dia é muito raro haver praticantes de ciclismo com pelos nas pernas. Tanto os ciclistas profissionais, como os ciclistas amadores, têm o hábito de depilar os seus membros inferiores.

Portanto, se quiseres saber os motivos para a relação entre a depilação e os ciclistas, continua a ler!

Os benefícios da depilação para os ciclistas

Mas qual a razão para os ciclistas depilarem as pernas? Embora ainda haja muitas pessoas que pensam que seja por razões estéticas, os motivos vão muito além disso. De facto, a depilação pode oferecer muitas vantagens e algumas delas estão relacionadas com a recuperação e com a performance.

 

Uma pele sem pelos ajuda a prevenir infeções caso haja feridas

Caso haja feridas, uma pele sem pelos ajuda na cicatrização e a não infetar. Na verdade, esta é a principal razão pela qual praticamente todos os ciclistas depilam as pernas.

Quase nenhum desporto está livre de quedas ou cortes. E no caso dos ciclistas, essa probabilidade é muito maior. Por isso, para evitar possíveis complicações, a depilação é uma opção para muitos ciclistas.

 

Os produtos de recuperação são melhor absorvidos pela pele

Poucos desportos exigem tanto dos músculos como o ciclismo. É comum que, antes e depois de cada etapa ou treino de alta intensidade, sejam feitas massagens para permitir a recuperação e a preparação para a próxima competição. Por esta razão, uma pele sem pelos ajuda a que os produtos utilizados, tais como géis ou óleos, sejam melhor absorvidos.

 

As roupas desportivas assentam melhor

São poucas as peças de roupa desportiva que conseguem ser mais justas do que os calções de ciclismo. De facto, se estes calções não fossem assim, poderiam provocar cargas aerodinâmicas que desequilibrariam o ciclista, aumentar a resistência e impedir o atleta de atingir o seu potencial na pedalagem. Desta forma, uma pele sem pelos ajuda a que as roupas se ajustem melhor e gera assim uma maior e melhor circulação sanguínea.

Além disso, ganha-se conforto. Como os pelos se podem intercalar entre as microfibras do tecido e provocar puxões, ao eliminarem os pelos, eliminam estas possíveis inconveniências.

 

Pernas sem pelos aumentam a performance?

Se um praticante de ciclismo depilar as pernas, será que tem melhor desempenho? Esta é uma das grandes questões deste desporto. Embora nenhum estudo científico o tenha comprovado ou rejeitado, a abordagem teórica é lógica: uma pele sem pelos ajuda a criar aerodinâmica para atingir velocidades mais altas. Mas será verdade?

Um estudo realizado em 2014 é aquele que está mais próximo de confirmar ou rejeitar esta teoria. A empresa Specialized levou seis ciclistas para um túnel de vento: três tinham as pernas depiladas e três tinham as pernas com pelos. E percorrerem 40 quilómetros, mantendo sempre a mesma velocidade de pedalagem.

Os ciclistas sem pelos acabaram por ser cerca de 70 segundos mais rápidos. Desta forma, e de acordo com este estudo de caso, podemos perceber que a performance dos ciclistas aumenta com as pernas depiladas.

depilação a laser e ciclismo

Vantagens da depilação a laser para ciclistas em comparação com outros métodos tradicionais

Agora que já sabes as razões pelas quais os ciclistas depilam as pernas e as vantagens dessa prática, temos outra pergunta para ti: qual é o melhor método para depilar os membros inferiores? A depilação a laser oferece muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais e nós vamos falar-te sobre todas!

Graças à depilação a laser, quem pratica ciclismo deixa os métodos tradicionais para trás (como a lâmina ou a cera), já que consegue eliminar os pelos de forma definitiva. Isto pressupõe uma poupança de tempo, uma vez que deixa de ser necessário a pessoa estar continuamente a depilar-se.

A foliculite deixa de ser um incómodo. A depilação a laser é o método recomendado pelos dermatologistas para acabar com esta condição de pele, que pode ocorrer nas pernas quando são depiladas com métodos tradicionais.

Além disso, graças à depilação a laser, elimina-se o risco de lesões na pele, como cortes ou irritações.

Em suma, quem pratica ciclismo encontra na depilação a laser o melhor método para melhorar o seu desempenho e recuperação.

 

Recomendações para ciclistas que fazem depilação a laser

Embora a depilação a laser seja o melhor método para os ciclistas que depilam as pernas ou qualquer outra parte do corpo, existe uma série de recomendações que devem ser seguidas para que o tratamento seja bem-sucedido.

Por exemplo, não é recomendável que faças exercício físico no dia da sessão. O ideal é esperares cerca de 24 horas, porque a pele estará mais sensível e é aconselhável mantê-la a uma temperatura fresca. O suor contém bactérias que podem irritar a pele e o aumento da temperatura corporal pode também provocar uma irritação. 

É igualmente desaconselhável que uses roupa justa ou malhas de compressão imediatamente após o teu tratamento, pois os poros podem ficar obstruídos devido à falta de espaço para respirarem. Neste caso, é recomendável que não uses este tipo de peças de roupa durante uma semana.

 

Como se depilam os ciclistas profissionais?

Como sabes, o horário dos ciclistas profissionais é muito apertado. Os grandes eventos, como a Tour de France, o Giro d’Italia ou a Volta a Espanha, ocorrem com poucos meses de diferença entre eles e os atletas mal têm tempo de recuperar entre corridas. Portanto, os métodos tradicionais de depilação geralmente não são uma opção pela quantidade de tempo exigida.

Por isso, e pelo que já descrevemos, existem cada vez mais ciclistas que decidem apostar nos tratamentos de depilação a laser. Por ser um método definitivo, com o qual se ganha conforto, performance e recuperação. E como os ciclistas, existem muitos outros atletas de alta performance que apostam na depilação a laser.

 

E tu, és um ciclista profissional ou amador e não tens a certeza se deves depilar as pernas? Podes fazer-nos as tuas perguntas através dos nossos perfis do Facebook e do Instagram. Ou, se preferires, visita o Centro Láserum mais próximo de ti para te ajudarmos a conseguir uma depilação definitiva e ótima para a tua pele, para que o teu desempenho e recuperação após cada corrida seja melhor. Marca já a tua sessão!

Artigos relacionados
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...