Se já fez uma ou duas sessões de depilação a laser, saberá que um dos seus requisitos é fazer a depilação com lâmina antes da sessão. À primeira vista, isto pode parecer contraditório: porque deve fazer este primeiro passo se o objetivo é remover pelos com um método de depilação completamente diferente da depilação com lâmina? Embora possa não parecer lógico, a verdade é que existem várias boas razões para que o seu técnico especializado de laser lhe peça para ter as áreas a serem tratadas completamente depiladas. Além disso, estas razões são cruciais para que o tratamento seja 100% eficaz. Quer conhecê-las? Leia este post, contamos-lhe tudo!

Passar a lâmina antes da depilação torna o resultado final mais eficaz

Como já mencionámos acima, seguir esta instrução (passar a lâmina antes da sua sessão) significa que, na hora de fazer desaparecer os pelos, sessão após sessão, o resultado final será muito mais eficaz, tanto na depilação a laser para mulher como na depilação a laser para homem. Mas, isto acontece porquê? Para responder a isto, devemos ter em conta vários fatores, tais como a potência da energia laser ou a força do pelo, entre outros.

afeitarse depilacion laser

O pelo vai absorver mais energia se passar a lâmina antes da depilação a laser

Em primeiro lugar, uma das razões mais importantes para passar a lâmina antes da depilação a laser está relacionada com a energia que o pelo absorve do aparelho de tratamento a laser díodo, sendo que isto depende em grande parte do comprimento do pelo. Isto significa que a parte visível do fio do pelo irá absorver grande parte da energia, o que não é útil, uma vez que o laser só é eficaz quando aplicado no folículo ou na raiz do mesmo. Assim, se não passar a lâmina antes da sua depilação a laser, a superfície do pelo irá absorver mais energia e, por isso, quando chegar ao folículo, não o fará com força suficiente, e poderá ser menos eficaz. Resumindo, quanto menor a distância que a luz tem de percorrer desde a ponta até à raiz melhor, porque a energia estará mais concentrada no folículo e, por isso, será mais eficaz.

Os pelos longos podem ferir a pele quando em contacto com o laser

Outra razão importante está relacionada com os riscos que podem surgir se não passar a lâmina antes da sua depilação a laser: pode sofrer ligeiras queimaduras na derme devido à alta temperatura que um pelo longo pode atingir quando entra em contacto com o laser. Para evitar sofrer qualquer contratempo deste tipo, o melhor a fazer é seguir todas as recomendações laser que o seu técnico especializado de laser lhe irá dar antes de ir à sessão.

Passar a lâmina antes do tratamento irá poupar-lhe tempo na sua sessão

Tendo discutido as principais razões pelas quais passar a lâmina antes da depilação a laser é indicada, deve ter em conta que ao fazê-lo vai para a consulta totalmente preparado, poupando assim tempo ao tornar a duração do seu tratamento mais curta.

Por outro lado, se não seguir esta instrução antes da sua sessão de depilação a laser de díodo, o técnico especializado de laser terá que aparar ou depilar os pelos antes de realizar o tratamento, o que aumentará consideravelmente o tempo na sessão. Além disso, isso também pode acabar por afetar a eficácia, porque o ideal é fazer a depilação a lâmina alguns dias antes da consulta (24 horas antes se o pelo estiver forte ou 6-7 dias se estiver fraco), para garantir o comprimento ideal na realização do tratamento. O comprimento ideal é com os pelos “a sair”, com apenas as pontas visíveis. Evite passar a lâmina no dia exato da sua sessão, uma vez que a sua pele ficará muito irritada com o uso da lâmina. Se está preocupado com a possibilidade de aparecimento de pelos mais grossos após a depilação a lâmina, tenha em conta que quanto mais fortes os pelos, mais eficaz será a sua sessão! Se o pelo endurecer, será ideal para que o nosso laser o detete, levando a que, em poucas sessões, desapareça.

rasurarse depilacion laser

Que outras indicações deve seguir antes de uma sessão de depilação a laser?

Além da recomendação de passar a lâmina antes da depilação a laser, há outros passos que deve seguir antes de se submeter à depilação a laser. Embora já estejam mencionados na nossa secção de perguntas frequentes sobre depilação a laser, aqui estão alguns dos pontos mais importantes a ter em conta, para que esteja totalmente preparado para a sua próxima consulta no seu centro Láserum:

  • Não utilizar cremes anestésicos de depilação a laser, hidratantes ou semelhantes, imediatamente antes da sessão.
  • Não depilar a zona a tratar com cera, pinças ou métodos semelhantes um mês antes da sessão.
  • Não tomar medicamentos no dia da sessão.
  • Evitar a exposição solar durante 3-4 dias antes e depois da sessão.
  • Evitar aplicar raios UV ou produtos autobronzeadores durante 15 dias antes do tratamento.

Resumindo, gostaríamos de lembrar que é muito importante seguir cada um dos conselhos fornecidos pelo seu técnico especializado de laser antes de se submeter ao tratamento com laser de díodo, porque assim pode garantir a sua eficácia e, acima de tudo, que a sua pele não irá sofrer qualquer tipo de dano durante a sessão. Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos através do nosso perfil no Facebook ou Instagram, ou escrever nos comentários deste post e entraremos em contato consigo diretamente. Muito obrigado por ler o nosso artigo!