Se já procurou informações sobre a depilação facial a laser, provavelmente já encontrou um tema relacionado com o efeito paradoxal da depilação a laser. A depilação facial é bastante apelativa, uma vez que se optar por fazê-la, pode esquecer permanentemente os outros métodos de depilação muito mais invasivos, dolorosos e temporários.

No entanto, o rosto é uma das zonas mais delicadas do corpo, e, por isso, deve prestar especial atenção a qualquer tratamento realizado. Se não escolher um profissional para realizar a depilação a laser nesta área, corre o risco de sofrer consequências, como o efeito paradoxal da depilação a laser. Mas em que consiste realmente este efeito? É reversível? E como pode ser evitado? Neste artigo encontrará a resposta para todas as suas dúvidas. Leia e descubra!

Efeito paradoxal na depilação a laser: o pelo volta a crescer?

Com o surgimento da tecnologia da depilação a laser, cada vez mais pessoas optaram pela eliminação definitiva de pelos faciais. No entanto, os profissionais que o realizaram começaram a notar que os pelos nesta área não só não desapareciam, como também se multiplicavam, parecendo mais espessos e em maior quantidade na área tratada e ao seu redor. Isto foi classificado como uma espécie de paradoxo: quanto mais pelos retiravam, mais apareciam. Daí o efeito paradoxal atribuído à depilação a laser.

Após vários estudos sobre o assunto, os especialistas descobriram as causas deste efeito: por um lado, a aplicação de calor na área levou à ativação do pelo. Por outro lado, a utilização de tecnologia de baixa potência para a depilação laser também levou a este problema após o tratamento.

Felizmente, a pesquisa também encontrou uma solução para este problema. Fique a conhecê-lo abaixo.

depilacion laser facial

Como evitar o efeito paradoxal na depilação a laser?

Como mencionámos, conhecer os dois fatores que causam o efeito paradoxal, como o uso de tecnologia de baixa potência e a aplicação de calor na área, ajudou os profissionais a encontrar a solução.

Em primeiro lugar, deve-se confiar nos profissionais que realizam uma depilação a laser de qualidade. A Láserum, por exemplo, trabalha com tecnologia de depilação a laser díodo de alta potência, que permite evitar este tipo de problema.

Também é necessário ter em conta, como mencionado anteriormente, que outros fatores podem ser responsáveis pelo crescimento súbito do pelo, sendo necessário consultar um especialista antes de realizar o tratamento em áreas propensas ao crescimento do pelo.

Depilação a laser com aplicação a frio: Essencial para evitá-lo

Outro dos pontos fundamentais para evitar que o pelo volte a crescer após a depilação a laser é a aplicação de frio nas zonas a serem tratadas, bem como na zona circundante. Isto evitará que o calor produzido pelo laser afete a área e que estimule o crescimento de pelos.

Graças à tecnologia de depilação a laser atual, é possível encontrar equipamento com uma ponta de gelo que arrefece a área ao mesmo tempo que se realiza o tratamento. A Láserum possui a Láserum Technology, a tecnologia própria que permite atingir as temperaturas mais baixas do mercado, alcançando até -12ºC. Desta forma, elimina qualquer risco de aparecimento do efeito paradoxal, ao mesmo tempo que potencia o efeito anestésico, eliminando qualquer possível desconforto durante a sessão.

O efeito paradoxal é reversível na depilação a laser?

Se sofreu este efeito, pode ter questionado se é algo que pode ser corrigido e revertido. A resposta é um redondo sim! Embora possa parecer preocupante no início, os pelos extra que cresceram podem ser removidos através do tratamento com sessões de depilação a laser.

Para isso, é importante que determine com um especialista quais foram as causas, de modo a que ao realizar o tratamento de depilação a laser nessa área, estas não se repitam.

O efeito paradoxal da depilação a laser é exclusivo das áreas hormonais?

A ideia mais comum sobre o efeito paradoxal da depilação a laser é que ele ocorre na área facial, por ser uma das mais visíveis, mas a verdade é que pode afetar outras áreas, como o decote, linha alba, ombros, omoplatas, etc.

Da mesma forma, o efeito paradoxal pode não ser o único motivo pelo qual se nota um aumento do crescimento de pelos nas áreas onde o tratamento de depilação a laser é realizado. Existem outros fatores como o sistema hormonal de cada pessoa, problemas de tiroide, problemas de stress, etc.

Portanto, a melhor maneira de saber se está em risco de sofrer um aumento do crescimento de pelos é consultar profissionais antes de realizar o tratamento de depilação a laser díodo, especialmente se suspeitar alguma mudança hormonal no seu corpo.

Dicas para uma depilação facial a laser eficaz

Como foi dito anteriormente, este efeito não é exclusivo da área facial, embora a maioria dos clientes questionem sobre esta área quando estão a pensar realizar o tratamento. Portanto, além das dicas para evitar o efeito paradoxal da depilação a laser, existem outras práticas que pode seguir para tornar o seu tratamento de depilação facial a laser ainda mais eficaz.

efecto paradojico en la depilacion laser

Não passar a lâmina na zona

Na Láserum, recomendamos sempre passar a lâmina nas zonas a serem tratadas nos dias anteriores ao tratamento. No caso da depilação facial a laser é preferível que os profissionais de laser passem a lâmina no dia do tratamento. Desta forma, poderão tratar os pelos da melhor forma possível.

Hidratar profundamente

É muito importante que após o tratamento de depilação facial a laser, hidrate a zona em profundidade. Por isso, a recomendação é utilizar um gel de Aloé Vera indicado na depilação pós-laser, uma vez que irá suavizar a irritação da pele após o tratamento, ajudando a que o processo de eliminação definitiva dos pelos seja muito mais eficaz.

Esfoliar a área

Esta é outra prática que pode ajudar a acelerar a queda do pelo, uma vez que a esfoliação estimula a área, abrindo os poros, e permitindo que o pelo caia do folículo piloso mais rapidamente.

Resumidamente, o efeito paradoxal da depilação a laser existe, mas pode ser evitado com uma série de práticas, entre as quais deve consultar sempre profissionais especialistas em depilação a laser, para evitar sofrer este tipo de consequência.

Lembre-se sempre da importância de consultar um profissional de laser ou dermatologista caso tenha alguma dúvida!

Também pode consultar os nossos perfis no Facebook, Instagram, assim como fazer comentários neste artigo ou consultar o nosso website.

Posts relacionados

Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo

Os pelos hormonais podem ser muito desconfortáveis. Se alguma vez te apareceu este tipo de pelo tão característico, sabes que pode ser muito irritante, principalmente por ser um pelo escuro e grosso. Este tipo de pelo não compreende género, pode aparecer tanto em...

read more
Recomendações para um tratamento a laser eficaz
Recomendações para um tratamento a laser eficaz

Queres um tratamento de depilação a laser eficaz com os melhores resultados logo desde início? Este artigo diz-te quais são os passos a seguir e os pontos-chave a ter em conta para a tua pele estar nas melhores condições possíveis antes de iniciares o teu tratamento,...

read more