Se chegaste até este artigo é porque provavelmente tens dúvidas sobre qual é o melhor tratamento: depilação a laser ou a depilação a cera, e queres saber qual é o mais adequado para ti. 

Cada vez mais pessoas optam por ter uma pele sem pelos, e existem muitas opções além da depilação a cera, que, além de não ser permanente, pode causar desconforto, borbulhas e foliculite. Uma opção a isto é a depilação a laser díodo, um método praticamente indolor e permanente para a eliminação dos pelos.

Para saberes se estes métodos são compatíveis, qual funciona melhor, quais os níveis de dores e muito mais, continua a ler este artigo!

Como funciona a depilação a cera?

Por décadas, a depilação a cera tem sido uma das formas mais comuns de remover os pelos. Este método envolve aplicar a cera na pele, cobrindo a zona com pelos, seguida por um rápido puxão para arrancar os pelos pela raiz.

Embora seja uma maneira muito versátil de remover os pelos, não pode ser aplicada em todas as partes do corpo.

Depilação com cera: vantagens e desvantagens

A depilação com a cera tem diversas vantagens e desvantagens a depender dos teus objetivos. Mas já adiantamos: a cera não é um método permanente de depilação, portanto, se queres um método que elimine os pelos definitivamente, o laser díodo é o mais indicado para ti. 

Algumas das vantagens da cera é poder fazê-la em casa, sendo um tratamento acessível e que te permite ter uma pele sem pelos durante algumas semanas. Outras vantagens são:

  • Remove os pelos pela raiz;
  • Retira células mortas da pele;
  • Não causa cortes como a lâmina.

As desvantagens da cera incluem algumas condições como dermatite, foliculite e pseudofoliculite. Além disso, o uso prolongado de cera na mesma zona pode pigmentar a pele, causando algumas manchas escuras. No caso da depilação a laser consegue-se uma pele mais bonita, além de também prevenir ou eliminar algumas condições dermatológicas graças à produção de colágeno, favorecida pelo calor causado pelo laser.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um método de depilação permanente. Funciona de maneira muito simples: o laser atua no folículo piloso, fazendo com que ele pare de produzir pelos à medida que as sessões avançam.

Os resultados são visíveis desde a primeira sessão, enfraquecendo os pelos até desaparecerem por completo nas zonas tratadas.

Diferenças entre a depilação a laser e com cera

A depilação a laser e a depilação a cera são dois dos métodos mais utilizados para eliminar os pelos. No entanto, entre um e outro existem muitas diferenças.

O mais importante é a duração do tratamento. Durante quanto tempo podes desfrutar de uma pele sem pelos após a depilação a laser ou cera? O laser díodo é um método permanente, enquanto o outro é temporário. 

Ao remover os pelos pela raiz, a depilação com cera pode durar algumas semanas. Decorrido esse tempo, o processo deve ser reiniciado. Por outro lado, com a depilação a laser, a pele sem pelos é alcançada após algumas sessões. O número exato de sessões dependerá de cada pessoa, fototipo e da zona a ser tratada.

Além disso, com os métodos tradicionais de depilação (não só com a cera, mas também a depilação com a lâmina), o risco de problemas de pele aumenta, como a foliculite. No entanto, podemos acabar com esses problemas graças à depilação a laser: a solução perfeita.

Posso depilar com cera depois da depilação a laser?

A depilação a laser e a depilação a cera são incompatíveis quando feitas no mesmo período. Para manter a eficácia do tratamento a laser, evita métodos que removem os pelos pela raiz entre as sessões, pois isso pode reduzir a eficácia do tratamento. Portanto, se quiseres remover os pelos entre as tuas sessões, é aconselhável que faças depilação com lâmina, como referimos no artigo do nosso blog com algumas dicas para tornar o tratamento laser mais eficaz.

O que dói mais: depilação a laser ou com cera?

Se neste momento estás hesitante entre escolher a depilação a laser ou cera para remover os pelos, uma das razões poderá ser a dúvida sobre qual dos tratamentos dói mais. A resposta não é simples, pois a dor é subjetiva, vai depender da tolerância de cada pessoa

diferença entre depilação a laser e cera

É por isso que gostamos de falar de desconforto. Na Láserum, buscamos minimizar o desconforto com a nossa tecnologia avançada em que a ponteira de gelo das nossas máquinas pode chegar a atingir os -12ºC, tornando o tratamento praticamente indolor.

Já a cera é um método mais rudimentar de depilação. Como falamos, consiste em aplicar a cera na zona a ser tratada e puxar no sentido contrário ao crescimento do pelo. Neste caso a dor pode ser mais intensa e presente durante o tratamento. E o mais importante: a cera não é um método permanente, o que faz com que seja preciso depilar-te de forma recorrente; o que não acontece com a depilação definitiva a laser.

Qual dos tratamentos é mais barato?

A depilação a cera pode parecer mais acessível a curto prazo, mas a Láserm tem depilação a laser díodo desde 6€/sessão, proporcionando a eliminação permanente dos pelos nas áreas tratadas

Mesmo que alguns pelos residuais apareçam, serão quase imperceptíveis e podem ser removidos com as sessões de manutenção, para uma pele completamente livre de pelos.

Depilação a laser ou cera: qual escolher

A escolha entre depilação a laser ou cera é pessoal. Conhecendo as características de métodos temporários e permanentes, como cera e laser, cabe a ti decidires qual a opção que melhor atende às tuas necessidades.

Lembra-te de que na Láserum somos especialistas em depilação a laser díodo e estamos aqui para ajudar-te. Se tiveres dúvidas ou quiseres mudar de cera para a depilação a laser, entra em contacto pelo Facebook e Instagram. Ou se preferires, clica no botão abaixo para solicitares a tua sessão no centro Láserum mais próximo de ti.

Artigos relacionados

Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...

Celebramos o nosso sétimo aniversário!
Celebramos o nosso sétimo aniversário!

No dia 7 de fevereiro de 2017 abriu as portas o nosso primeiro centro: Láserum Sevilha - Viapol. Sim, já são 7 anos ou 2536 dias, 365 semanas, 84 meses. Durante este tempo tivemos novos produtos, mudanças de imagem, diversas campanhas e mais de 200 centros em Portugal...