Se chegaste até este artigo é porque provavelmente tens dúvidas sobre como escolher entre a depilação a laser ou a depilação a cera e queres saber qual é o tratamento mais adequado para ti. Tanto um quanto o outro são dois dos métodos mais usuais para remover pelos indesejados, mas existem muitas diferenças entre os dois.

Cada vez mais pessoas, independentemente do sexo, optam por remover os pelos para ter uma pele lisa. No entanto, existem muitas opções além da depilação com uma lâmina, opções que permitem que os pelos demorem mais tempo a crescer. Tanto a depilação a laser como a depilação a cera são duas das opções mais procuradas.

Mas serão elas compatíveis? Qual funciona melhor? Qual dói mais? Respondemos-te a estas perguntas. Continua a ler!

Como funciona a depilação com cera?

Por décadas, a depilação a cera tem sido uma das formas mais comuns de remover pelos indesejados. Além de poder ser feita em casa, é um tratamento acessível e que te permite ter uma pele lisa durante várias semanas.

O processo de depilação com cera começa com a aplicação da cera sobre a pele, cobrindo a zona onde estão os pelos indesejados e, após alguns segundos, a cera é puxada de modo a arrancar os pelos pela raiz.

Embora seja uma maneira muito versátil de remover os pelos, não pode ser aplicada em todas as partes do corpo. Além disso, a depilação com cera pode causar algumas condições como dermatite, foliculite ou pseudofoliculite, sobre as quais falaremos mais adiante.

 

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um método de depilação que pode ser considerado definitivo, segundo a Associação Espanhola de Dermatologia. Funciona de maneira muito simples: o laser atua no folículo piloso, fazendo com que ele pare de produzir pelos à medida que as sessões avançam.

Desta forma, os resultados são notórios praticamente desde a primeira sessão. Os pelos vão começar a ficar mais fracos até desaparecerem praticamente na sua totalidade nas áreas tratadas.

 

Diferenças entre a depilação a laser e com cera

Como dissemos, a depilação a laser e a depilação cera são dois dos métodos mais utilizados para eliminar os pelos indesejados. No entanto, entre um e outro existem muitas diferenças.

O mais importante é a duração do tratamento. Durante quanto tempo podes desfrutar de uma pele lisa após a depilação a laser ou a cera? Enquanto um é definitivo, o outro é temporário. Ao remover os pelos pela raiz, a depilação com cera produz uma pele lisa que pode durar várias semanas. Decorrido esse tempo, o processo deve ser reiniciado. Por outro lado, com a depilação a laser, a depilação definitiva é alcançada após algumas sessões. O número exato de sessões dependerá de cada pessoa e da zona a ser tratada.

Acontece também que, com os métodos tradicionais de depilação (não só com a cera, mas também como a depilação com lâmina), o risco de problemas de pele aumenta, como é o caso da foliculite. No entanto, podemos acabar com esses pelos inflamados graças à depilação a laser: a solução perfeita.

Além disso, o uso prolongado de cera na mesma área pode pigmentar a pele, causando algumas manchas escuras. No caso da depilação a laser consegue-se uma pele mais bonita, além de também prevenir ou eliminar algumas condições dermatológicas graças à produção de colágeno, que é favorecida pelo calor causado pelo laser.

 

O que acontece se eu me depilar com cera e depois fizer depilação a laser?

A depilação a laser e a depilação a cera são tratamentos incompatíveis se forem feitos no mesmo período de tempo. Ou seja, se quiseres remover os pelos entre as sessões de laser, não deves recorrer a nenhum método que os remova pela raiz, pois reduzirá a eficácia do tratamento. Portanto, se quiseres remover os entre as tuas sessões, é aconselhável que faças depilação com lâmina, como referimos no artigo do nosso blog com algumas dicas para tornar o tratamento laser mais eficaz.

Mas será que te podes depilar com cera e depois fazer depilação a laser? Claro! É um caminho que muitas pessoas que procuram a depilação definitiva já percorreram. Para isso, basta esperar que o folículo piloso produza novos pelos para que o laser atue na raiz para ser eficaz.

Neste último caso, também é possível que as características do pelo tenham mudado em termos de espessura ou de quantidade, pelo que será necessário personalizar o teu tratamento de depilação a laser, para conseguires uma pele lisa.

diferença entre depilação a laser e cera

Depilação com cera ou depilação a laser, qual dói mais?

Se neste momento estiveres a hesitar entre escolher a depilação a laser ou a cera para remover os pelos indesejados, uma das razões poderá ser a dúvida sobre qual dos tratamento dói mais. A resposta não é simples, pois depende da tolerância de dor de cada pessoa.

É por isso que na Láserum gostamos de falar de desconforto. A tecnologia avança a passos largos e utilizamos o que há de mais avançado no mercado, a extremidade de gelo das nossas máquinas chega a atingir os -12ºC com o objetivo de diminuir todo o desconforto do tratamento. Embora, como dissemos, tudo dependerá tanto de cada pessoa como da área a ser tratada.

Em contrapartida, a cera é um método mais rudimentar, no entanto funcional, de depilação. Como vimos, consiste em aplicar a cera na área a ser tratada, e puxar no sentido contrário ao crescimento do pelo. Neste caso a dor pode ser mais intensa e presente durante o tratamento.

 

Qual dos tratamentos é mais barato?

Se falarmos de uma perspectiva económica de ambos os tratamentos, devemos responder a essa pergunta com duas possibilidades em mente: curto prazo e médio/longo prazo.

A curto prazo, a depilação a cera pode ser mais barata do que a depilação a laser. Porém, como vimos, nunca se conseguirá uma pele lisa de forma definitiva e será sempre necessário renovar os produtos para realizar o tratamento.

Por isso, em suma, a depilação a laser é mais económica a médio/longo prazo. Após algumas sessões é possível eliminar os pelos de forma definitiva nas áreas tratadas. Embora seja verdade que alguns pelos residuais podem aparecer, serão quase impercetíveis e poderás removê-los com as sessões de manutenção, o que permitirá que tenhas uma pele completamente lisa.

Por isso é que é tão importante apostar em sessões soltas. Na Láserum só pagas o que realmente precisas, e os nossos tratamentos começam nos 15€ por sessão.

 

Depilação a laser ou cera: qual escolher

A escolha do método de depilação é uma decisão muito pessoal, assim como a decisão de depilar ou não. Depois de conheceres as características de um método temporário, como a depilação com cera, e de um definitivo, como a depilação a laser, és tu quem deve escolher a opção que melhor se adapta às tuas necessidades.

 

Lembra-te de que na Láserum somos especialistas em depilação a laser díodo e ajudar-te-emos a remover os pelos indesejados para que a tua pele fique com o aspecto que sempre quiseste. Se tiveres dúvidas sobre como podemos ajudar a tornar o teu tratamento mais eficaz, ou se pretendes mudar da depilação com cera para a depilação a laser, podes contactar-nos através do Facebook, Instagram ou do nosso chat. Ou se preferires, clica no botão abaixo para solicitares a tua sessão no centro Láserum mais próximo de ti.

Artigos relacionados