Sabias que a depilação a laser pode ajudar a aumentar a produção de colagénio da tua pele? O facto de ser um método de depilação praticamente permanente e indolor são apenas algumas das muitas vantagens que este tratamento oferece, mas também permite obter uma pele mais suave e macia. Tudo isto se deve a uma proteína chamada colagénio, que ajuda a derme a ter um aspeto saudável e luminoso, e cuja produção aumenta após cada sessão. A depilação a laser e o colagénio estão, portanto, intimamente ligados.

Cada vez mais pessoas estão a tomar consciência da importância de cuidar da sua pele. Se também gostarias de saber como aumentar o colagénio da tua pele ou como melhorar a tua saúde, firmeza e elasticidade graças à depilação a laser díodo que oferecemos na Láserum, continua a ler.

 

O que é o colagénio, para que serve e onde se encontra no nosso corpo?

Falar de colagénio está na moda, sobretudo devido à quantidade de suplementos alimentares que podemos encontrar no mercado relacionados com este elemento. Mas o que é o colagénio, para que serve e onde se encontra?

O colagénio é a proteína mais abundante no organismo, uma vez que se encontra em todos os tecidos conjuntivos do nosso corpo, como os tendões, os ossos, as cartilagens, os órgãos e, claro, a pele. É por isso que 70% das moléculas de proteína que aparecem na derme são de colagénio.

Neste sentido, o colagénio na pele proporciona firmeza, elasticidade e previne os sintomas do envelhecimento cutâneo

 

Tipos de colagénio na pele

Como ocorrem em diferentes partes do corpo, os diferentes tipos de colagénio também podem ser distinguidos de acordo com as suas características. Embora tenham uma estrutura comum, podem distinguir-se até 28 tipos diferentes de colagénio no corpo. 

De facto, só na pele encontram-se 7 tipos diferentes desta proteína. Os mais comuns são o tipo I, que é o mais abundante e é responsável por fornecer força e flexibilidade, e o tipo III, cuja tarefa é suportar os órgãos expansíveis.

 

A síntese de colagénio diminui a partir dos 25 anos.

O organismo é capaz de produzir colagénio naturalmente. Para isso, é importante, acima de tudo, ter uma boa alimentação rica em vitaminas A e C, que potenciam a síntese desta proteína. 

No entanto, a partir de uma certa idade, o organismo começa a abrandar a sua produção e a nossa pele reflete isso mesmo. Concretamente, entre os 25 e os 30 anos começa a perder-se cerca de 1,5% do colagénio total, enquanto a partir dos 40 anos, estima-se que se perca 1% por ano. 

Outros fatores prejudiciais à saúde, como o tabaco, o álcool ou o excesso de sol, podem acelerar ainda mais este processo natural.

depilacao a laser estimula colagenio

A depilação a laser estimula o aumento do colagénio?

Então, a depilação a laser estimula a produção de colagénio? A resposta é sim, este é um dos muitos benefícios da depilação a laser díodo de que podes usufruir na Láserum. 

Ao utilizar este tratamento para eliminar os pelos, obtém-se uma elasticidade que não é conseguida com métodos tradicionais como lâminas, cera, pinças ou cremes depilatórios, que requerem uma manutenção recorrente e podem provocar lesões cutâneas indesejáveis.

É tudo uma questão de temperatura. Graças ao calor gerado pelo laser díodo durante o tratamento, e ao fazê-lo repetidamente na mesma zona, o corpo reage gerando colagénio. Desta forma, para além de conseguires uma pele suave, a saúde da pele melhora progressivamente.

Desta forma, o tratamento de depilação a laser estimula a produção de colagénio e a elasticidade da derme, conseguindo um aspeto muito mais luminoso e suave durante mais tempo. 

 

Outras vantagens da depilação a laser

Para além da eliminação definitiva dos pelos e do aumento da produção de colagénio, os benefícios da depilação a laser são numerosos, alguns deles também relacionados com a saúde. 

De facto, como já deves saber, este método de depilação a laser é recomendado pelos dermatologistas para prevenir e eliminar a foliculite ou o hirsutismo, também conhecido como excesso de pelos. 

 

Os suplementos de colagénio e a depilação a laser são compatíveis?  

Embora, como já foi referido, a produção natural de colagénio esteja intimamente relacionada com a alimentação e a dieta, cada vez mais pessoas optam por incluir suplementos alimentares desta proteína para melhorar o aspeto da sua pele. Mas serão estes produtos compatíveis com a depilação a laser?

Embora o colagénio melhore o aspeto da nossa pele, a ingestão deste ou de outros suplementos alimentares pode afetar a eficácia do nosso tratamento de depilação a laser. Assim, o número de sessões pode aumentar, sendo necessárias mais sessões para atingir o objetivo de uma pele sem pelos, lisa e brilhante. 

Se decidires adicionar estes suplementos alimentares ou derivados à tua rotina, é aconselhável consultares o teu dermatologista ou médico especialista para confirmar que o produto é compatível com a depilação a laser díodo. Além disso, lembra-te sempre de informar a tua técnica especialista da Láserum sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que estejas a tomar, uma vez que a medicação fotossensível é contraindicada com o tratamento de depilação a laser díodo. 

 

Se tiveres mais alguma questão sobre depilação a laser e colagénio, podes enviar-nos a tua pergunta através do Instagram ou do Facebook. Se quiseres iniciar o teu tratamento de depilação a laser connosco, podes solicitar uma marcação no centro Láserum mais próximo de ti, clicando no botão abaixo.

Posts relacionados
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões

Para obteres uma pele livre de pelos, a depilação a laser díodo é a opção mais eficaz e com resultados permanentes disponíveis no mercado. Para alcançares os resultados desejados, é essencial saberes de quanto em quanto tempo deves fazer a depilação a laser.  O...

read more
Celebramos o nosso sétimo aniversário!
Celebramos o nosso sétimo aniversário!

No dia 7 de fevereiro de 2017 abriu as portas o nosso primeiro centro: Láserum Sevilha - Viapol. Sim, já são 7 anos ou 2536 dias, 365 semanas, 84 meses. Durante este tempo tivemos novos produtos, mudanças de imagem, diversas campanhas e mais de 200 centros em Portugal...

read more