Hoje em dia, o laser díodo é o método de depilação eleito por muitos, por eliminar os pelos de forma eficaz e duradoura, por produzir resultados logo após a primeira sessão, por ser um procedimento seguro e indolor, porque previne pelos encravados e reações alérgicas e também por ser uma opção que se torna mais económica a longo prazo.
Mas será a depilação a laser apropriada para pele negra ou morena? Como muitas coisas na vida, a resposta é: depende. Dependendo do método de depilação escolhido, a depilação a laser pode ou não ser adequada a peles com maior concentração de melanina. Agora, se a pergunta for, a depilação a laser díodo Láserum é recomendada, segura e funciona em peles negras ou morenas, a resposta é claramente: SIM!
Qual o melhor método de depilação definitiva para pele negra?
Se a sua pele tem uma tonalidade mais escura, provavelmente já se questionou ser o melhor método de depilação para pele negra ou simplesmente se o laser é um método de depilação seguro e adequado a todos os tipos de pele. O laser díodo que é adequado para diferentes tipos de pele, desde o fototipo I, pessoas com uma tonalidade de pele, olhos e cabelo claros, até ao fototipo VI, pessoas com pele, olhos e cabelo negros.
A pele negra ou morena possui uma maior concentração de melanina, a proteína que dá cor e protege a pele. Por outro lado, o laser é atraído especificamente pela melanina da pele.
O laser díodo, ao contrário de alguns métodos de depilação definitivos, atua diretamente num alvo específico, o pigmento do folículo piloso. A energia aplicada é transportada através da melanina do pelo e termina na raiz, que acaba por ser destruída, sem causar nenhum dano na pele. Assim, pode-se dizer que o laser é mais pontual e preciso.
Devido à precisão da onda de luz, o laser díodo e a pele negra são compatíveis. Além disso, a Tecnologia Láserum, para além de permitir adaptar a potência ao limiar de dor de cada pessoa, intensifica o efeito anestésico, reduzindo qualquer possível desconforto. A ponta de gelo do equipamento de depilação permite atingir temperaturas até -12ºC, fazendo com que a depilação a laser em pele negra, ou em qualquer outro tipo de pele, seja praticamente indolor.
Existem alguns métodos de depilação definitiva como a fotodepilação em pele negra ou Luz Intensa Pulsada (LIP) que não são indicados para este fototipo de pele. A LIP emite uma ampla gama de ondas de luz em diferentes comprimentos de onda, aumentando a temperatura nas áreas com mais melanina. Devido à quantidade de melanina presente na pele, existe um maior risco de desenvolvimento de manchas na pele e formação de cicatrizes.
Quais os cuidados a ter?
O acne, a foliculite, picadas de insetos ou qualquer infeção cutânea em peles com elevada concentração de melanina, após o processo de cicatrização, geram uma maior probabilidade de desenvolver manchas escuras na pele.
A depilação a laser de díodo na pele negra é especialmente aconselhada para prevenir estas manchas, já que uma das vantagens deste método de depilação definitivo é que previne a foliculite, mais conhecida como pelos encravados, e outras infeções cutâneas.
Embora as peles com tonalidades mais escuras sejam menos sensíveis à exposição solar e por vezes isso seja confundido com menor necessidade de cuidados, para que a depilação a laser seja segura e produza os resultados desejados, antes de iniciar o seu tratamento de depilação a laser na pele negra há que ter em conta alguns cuidados essenciais.
Antes da sessão de depilação a laser
Como já mencionámos anteriormente, nem todos os tipos de laser são adequados para todos os tipos de pele, pelo que o primeiro passo será a escolha da clínica e do tipo de depilação a laser para pele negra.
A escolha do tratamento de depilação definitiva para pele negra adequado é sem dúvida o passo mais importante, pois se o método de depilação não for o mais indicado para o tipo de pele, pode causar manchas, queimaduras cutâneas, queloide e, em alguns casos, até deixar cicatrizes.
Além da escolha do tipo de laser, prefira uma clínica especializada em depilação a laser, com profissionais competentes. Nas mãos de especialistas a sua pele não irá correr riscos e o tratamento será eficaz.
O laser díodo é a tecnologia mais inovadora do mercado, conseguindo atingir o folículo piloso com um feixe de luz único e concentrado. É indicado para todos os tipos de pele, sem risco de queimaduras ou manchas.
Depois da sessão de depilação a laser
Após o procedimento de depilação a laser em pele negra, a pele necessita de cuidados acrescidos para que o tratamento seja eficaz e não existam riscos associados.
- Evite o sol!
Ainda que o laser díodo seja compatível com o sol, deverá evitar a exposição solar nos 3-4 dias anteriores e posteriores à sessão de depilação definitiva em pele negra.
Além disso, utilizar protetor solar é fundamental. Sim, a pele negra também precisa de proteção solar, ainda que este fototipo de pele seja menos sensível ao sol, o protetor solar deverá ser aplicado diariamente nas zonas depiladas.
- Hidratar, hidratar, hidratar!
Para além da aplicação diária de protetor solar com FPS alto, deverá hidratar a pele frequentemente. Para a hidratação, a nossa recomendação é utilizar Aloé Vera. Este produto tem propriedades regeneradoras, hidratantes e anti-inflamatórias, ajudando a acalmar a pele e a prevenir a irritação.
Para além destes cuidados, deverá ainda evitar banhos de água quente e a utilização de cosméticos que contenham álcool. Descubra todos os cuidados pós depilação a laser que o irão ajudar a ter uma pele “quase” perfeita.
Quantas sessões de depilação a laser são necessárias?
O número de sessões necessárias para remover os pelos na totalidade depende de vários fatores, entre eles o fototipo de pele.
Em peles mais claras com pelo mais escuro, o número de sessões necessárias tende a ser menor, já que este é o fototipo em que o laser deteta melhor o folículo piloso.
Nas restantes combinações, o processo até eliminar até 99% do pelo, pode ser mais demorado, sendo necessário mais sessões. Ainda assim, o tratamento de depilação a laser em pele negra é eficaz.
Na Láserum, antes de iniciar o laser de díodo em pele negra, aconselhamos sempre que faça um teste cutâneo a fim de determinar o número de sessões necessárias. De todas as formas, o técnico especializado em laser irá acompanhar todo o processo e irá verificar quantas sessões são necessárias para eliminar o pelo por completo.
Tem dúvidas sobre a depilação a laser em pele negra? Envie-nos uma mensagem privada no Facebook ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudá-lo no seu caso em particular!
Depilação íntima masculina e feminina: qual é o melhor método?
A depilação íntima no homem e mulher já não é um tema tabu, com muitas vantagens para quem escolhe remover os pelos. Diminuir casos de comichão na região íntima e melhorar o desempenho no desporto são algumas delas. Isto acontece porque, ao eliminar os pelos tu...
Diferenças entre o laser SHR e o laser díodo
Existem diversas opções de depilação permanente, mas sabes quais são as formas mais efetivas para eliminar os pelos? A "melhor" opção pode variar consoante as circunstâncias individuais, como a cor dos pelos e o tipo de pele. A depilação a laser díodo é frequentemente...
Depilação a laser e luz pulsada: quais as diferenças
Certamente já ouviste falar de fotodepilação (também conhecida como luz pulsada intensa) ou de depilação a laser díodo, mas sabes como elas se diferenciam? Podemos dizer que estes métodos de depilação têm muitas diferenças, sendo a principal divergência como a luz age...