Este artigo aborda a relação entre a depilação a laser e o hirsutismo (crescimento extra de pelos). A grande questão que se coloca à volta destes conceitos é: o hirsutismo e depilação a laser são compatíveis? Além disso, o artigo pretende esclarecer se a depilação definitiva é uma solução para a melhoria desta condição.
Mas primeiro, é importante esclarecer o que é o hirsutismo.
O que é o hirsutismo?
Em primeiro lugar, deve saber que o hirsutismo é o aparecimento excessivo de pelos em áreas pouco habituais, como o queixo, lábio superior, aréolas ou pescoço.
É uma doença hormonal que surge principalmente nas mulheres, embora também possa surgir nos homens.
A principal causa do hirsutismo é um aumento de certos esteroides androgénicos anabolizantes e esta concentração pode fazer com que os pelos finos e claros se tornem grossos e mais pigmentados.
Este aumento de esteroides nas mulheres pode estar relacionado com vários fatores:
- Hirsutismo na família.
- Estado de Gravidez.
- Ter Síndrome de Ovário Poliquístico.
- Ter a Doença de Cushing.
- Toma de medicamentos que promovem o crescimento do pelo.
- Consumo de anabolizantes.
Consultando o website do Manual MSD, lê-se que o crescimento do pelo depende do equilíbrio entre andrógenos (por exemplo, testosterona, sulfato de desidroepiandrosterona [DHEAS], diidrotestosterona [DHT]) e estrogénios.
Importante: Este post é apenas para fins informativos. Se sofrer ou pensar que pode sofrer de hirsutismo, consulte o seu médico de clínica geral ou dermatologista. Os profissionais de saúde devem avaliar a sua situação e a possível causa da condição.
Para algumas pessoas, este súbito ou contínuo aparecimento de pelos causado por uma das situações acima descritas, pode originar um problema de autoestima. É comum que o excesso de pelo condicione a vida de quem sofre desta condição, quando se trata de ter relações sociais, afetando a sua autoconfiança.
Lembre-se que cada corpo é diferente e não tem de se sentir menos válido porque tem mais ou menos pelos. No entanto, se realmente o afetar e quiser dizer adeus a estes pelos, a Láserum oferece-lhe a solução.
É importante consultar um médico se estiver a tomar algum medicamento para controlar os efeitos do hirsutismo ao mesmo tempo que realiza o tratamento de depilação. Informe também o seu técnico de laser, para garantir que estes medicamentos não são fotossensíveis e, portanto, compatíveis com o laser.
Hirsutismo e o método de depilação mais eficaz
A questão recorrente quando se fala de depilação a laser e hirsutismo: Qual é o método de depilação mais eficaz para dizer adeus aos pelos causados pelo hirsutismo?
Existem muitas maneiras de remover pelos de forma pontual, mas o foco do artigo é a depilação definitiva.
A técnica mais profissional para prevenir a ativação capilar e, portanto, o aumento do crescimento de pelos na área afetada, é a depilação a laser. Uma última pergunta pode surgir:
O hirsutismo e a depilação a laser são compatíveis?
Com base na experiência da Láserum, foi possível provar que nos centros Láserum (onde atendemos centenas de clientes por dia com esta condição) que a depilação a laser é o método mais eficaz e compatível com o hirsutismo.
O laser díodo torna-se assim uma forma direta e segura de eliminar os pelos nas áreas não desejadas pelos clientes com hirsutismo. Na verdade, quando um caso de hirsutismo é detetado pelos profissionais, temos especial atenção aos seguintes pontos:
- O cliente é consultado se tiver uma situação atípica quanto aos seus níveis hormonais
- Perguntar ao cliente se está a tomar medicamentos para o hirsutismo
- Avaliar a área, perguntar se a área já foi depilada antes e com que métodos (cuidado! alguns métodos podem piorar a situação)
- Entre as sessões, recomenda-se não passar a lâmina nas áreas hormonais como o rosto, a linha alba, etc., mas sim aparar cuidadosamente com uma tesoura
- Estudar se é possível que o cliente necessite de ter as sessões com menos tempo entre uma sessão e a outra, ou se necessitará de um tratamento mais longo do que a média.
Assim, tratar o hirsutismo com a depilação a laser, vai ajudar a controlá-lo.
Tratamento personalizado
E claro, um dos pontos-chave da Láserum é tratar todos os seus clientes, sem exceção, de uma forma pessoal e próxima. Sinta-se à vontade para fazer todas as suas perguntas ao seu técnico de laser.
A Láserum oferece-lhe um serviço profissional e se o excesso de pelo for desconfortável para si, a Láserum certifica-se que nunca mais terá de se preocupar com isso! A Láserum é especialista em depilação a laser díodo e tem experiência em situações como estas, desenvolvendo tratamentos para as áreas faciais femininas mais suscetíveis ao hirsutismo.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para si. Lembre-se que pode deixar-nos um comentário abaixo ou seguir o nosso perfil de Instagram ou Facebook.