Os tratamentos de depilação definitiva tornaram-se cada vez mais populares por permitirem uma liberdade que não é conseguida através dos restantes métodos de remoção de pelos. Apesar deste tratamento não ser novo no mercado, ainda existem algumas dúvidas relacionadas com as suas contradições, isto porque, graças à evolução da tecnologia, já existem várias soluções de depilação permanente, cada uma com as suas especificidades.
Uma das questões mais comuns quando se trata dos resultados deste tratamento é se a depilação a laser escurece a pele ou até, se por outro lado, a depilação a laser ajuda a clarear a pele e, mais especificamente, se a depilação a laser clareia a axila e a virilha. As respostas a estas questões dependem do tipo de laser que é utilizado.
A depilação a laser clareia a pele ou a depilação a laser escurece a pele?
Como já abordámos anteriormente, existem vários tratamentos de depilação definitiva. Existem alguns métodos que, de facto, provocam o escurecimento da pele e outros que, por sua vez, ajudam no seu clareamento. Assim, para descobrir a resposta a essa pergunta, primeiro é preciso saber qual o tratamento de depilação permanente.
Existem algumas zonas do corpo, como as axilas e as virilhas, que têm uma tonalidade mais escura. Esta diferença de cor é causada geralmente por reações alérgicas, inflamações da pele, utilização de desodorizantes ou outros produtos cosméticos que contenham álcool na sua composição, pelos encravados ou foliculite, atrito com a roupa ou pelo método de depilação utilizado. A utilização de métodos de depilação não definitivos como a lâmina, a cera ou o creme depilatório, devido a não produzirem resultados absolutos e serem agressivos para a pele, têm de ser utilizados recorrentemente, provocando muitas vezes alergias, foliculite e o escurecimento das zonas do corpo onde são utilizados.
Por outro lado, ainda que sejam tratamentos definitivos, também existem métodos de depilação a laser que escurecem a pele. É o caso de tratamentos que provoquem o aquecimento, à semelhança do que acontece com a cera quente, as temperaturas elevadas na pele podem gerar o escurecimento da mesma. No caso de pessoas com pele morena ou escura, a utilização de um método de depilação a laser que não seja compatível com pessoas com fototipos de pele mais altos também pode provocar manchas na pele. A depilação a laser díodo é compatível com todos os tipos de pele, desde peles claras a peles mais escuras.
Outras vezes, a mudança da tonalidade da pele não tem a ver com o método em si, mas com quem está a manusear o equipamento, a utilização incorreta do material ou a pouca utilização de gel pode levar ao aparecimento de manchas e escurecimento da pele. Prefira clínicas de depilação que disponham de profissionais especialistas e experientes em depilação a laser.
Depilação a laser díodo, a solução para dizer adeus aos pelos de forma definitiva e ao escurecimento da pele
A Depilação a Laser Díodo é um tratamento estético eficaz que permite ver-se livre dos pelos de forma duradoura, sem ter de se submeter a dolorosas e recorrentes sessões de depilação. A depilação a laser díodo remove entre 95 e 99% dos pelos, deixando uma percentagem mínima de pelos residuais.
A Láserum Technology, para além de oferecer uma experiência confortável e praticamente indolor, a depilação a laser ajuda a clarear a pele, nomeadamente em zonas como as axilas e virilhas. O equipamento Láserum é o mais frio do mercado, possui uma ponta de gelo que atinge temperaturas até -12ºC, potenciando não só o efeito anestésico, mas eliminando o risco de escurecer a pele devido à exposição a altas temperaturas.
Por outro lado, ao optar pela depilação a laser díodo, elimina outra das causas provocadas pela utilização de métodos de depilação não definitivos, como a foliculite, mais conhecida por pelos encravados, bem como outras reações ou inflamações causadas pela a lâmina, cera ou creme depilatório. Ao eliminar os pelos de forma definitiva, através da depilação a laser díodo, elimina também a causa destes problemas e, consequentemente, o risco de escurecimento da pele. Assim, embora não seja a principal função, o laser de díodo clareia a pele.
Cuidados extra que ajudam a clarear a pele
A depilação a laser díodo atua sobre o folículo piloso, eliminando o risco de queimaduras, alergias ou outras complicações que provocam o escurecimento da pele. No entanto, para que o tratamento seja o mais eficaz possível e tenha todos os benefícios associados a esta técnica de remoção definitiva de pelos, existem cuidados que deverá ter diariamente. Deixamos-lhe uma checklist para que tire o melhor partido dos resultados da depilação a laser díodo.
Cuidados extra que potenciam os resultados da depilação a laser
- Passar a lâmina
Deverá passar a lâmina antes e entre sessões, 1 a 2 dias antes, se o pelo estiver forte e de 6 a 7 dias antes, se o pelo estiver fraco. Não utilize métodos que removem o pelo pela raiz, como a cera ou pinças, apenas se recomenda a utilização de lâmina.
- Evitar exposição solar e solário
Evite a exposição ao sol nos dias imediatamente antes e após a sessão. Não vá ao solário ou utilize produtos autobronzeadores 15 dias antes da sua sessão.
- Evitar os banhos de água quente
Os banhos de água quente momentos após a sessão podem irritar a pele. Prefira tomar banhos de água morna ou fria.
- Esfoliar
A esfoliação das zonas tratadas após a irritação inicial passar, estimula a caída do pelo. Sendo uma ótima forma para obter resultados de forma mais rápida.
- Optar por roupas leves e largas
Como mencionámos acima, uma das causas do escurecimento da pele é a fricção. Para evitar o atrito causado pela roupa, nos dias seguintes à sessão, prefira roupas leves e soltas.
- Hidratar a pele de forma regular
Mantenha uma hidratação profunda e regular da pele, a aloé vera será a sua melhor amiga. Embora hidratar a pele seja muito importante, no dia da sessão não utilize nenhum tipo de cosmético na pele, vá à sessão de depilação com a pele completamente limpa!
- Não tomar medicação fotossensível
Existem certos medicamentos considerados fotossensíveis que não são compatíveis com a depilação a laser e, como tal, não deverão ser tomados no dia da sessão. Caso tome algum medicamento de forma regular, como a pílula, deverá consultar o seu técnico laser para avaliar a compatibilidade.
Continua com dúvidas acerca do tema: o laser de díodo clareia a pele? Deixe a sua pergunta na secção de comentários ou envie-nos uma mensagem privada no Facebook ou no Instagram. Teremos todo o gosto em ajudá-lo no seu caso em particular!
Depilação íntima masculina e feminina: qual é o melhor método?
A depilação íntima no homem e mulher já não é um tema tabu, com muitas vantagens para quem escolhe remover os pelos. Diminuir casos de comichão na região íntima e melhorar o desempenho no desporto são algumas delas. Isto acontece porque, ao eliminar os pelos tu...
Diferenças entre o laser SHR e o laser díodo
Existem diversas opções de depilação permanente, mas sabes quais são as formas mais efetivas para eliminar os pelos? A "melhor" opção pode variar consoante as circunstâncias individuais, como a cor dos pelos e o tipo de pele. A depilação a laser díodo é frequentemente...
Depilação a laser e luz pulsada: quais as diferenças
Certamente já ouviste falar de fotodepilação (também conhecida como luz pulsada intensa) ou de depilação a laser díodo, mas sabes como elas se diferenciam? Podemos dizer que estes métodos de depilação têm muitas diferenças, sendo a principal divergência como a luz age...