Durante muito tempo, a depilação a laser foi associada exclusivamente às mulheres. Felizmente, são cada vez mais os homens que optam por remover permanentemente os pelos do corpo com este método. Mas será que a depilação a laser é igualmente eficaz em homens e mulheres? Quantas sessões são necessárias para obter o resultado desejado em ambos os casos? Dói mais consoante o género?

Se quiseres saber as respostas a estas e outras questões relacionadas com este tratamento, bem como alguns mitos relacionados com a depilação a laser para homens, recomendamos-te que continues a ler.

 

A eficácia da depilação a laser para homens e mulheres

A depilação a laser é eficaz? De acordo com a Academia Espanhola de Dermatologia, podemos afirmar que este método é definitivo, eliminando os pelos da zona onde é aplicado em mais de 90% dos casos. No entanto, dependendo do sexo, a eficácia do tratamento pode variar. Porquê? As características específicas de cada género fazem com que seja necessário um número diferente de sessões para eliminar definitivamente os pelos.

Por outras palavras, este é um método de depilação definitivo tanto para homens como para mulheres. De facto, apesar da crença generalizada, pode ser mais eficaz para os homens do que para as mulheres, tudo devido às diferentes características hormonais e físicas de cada género.

Embora a situação hormonal seja muito importante para avaliar a eficácia do tratamento, há outros fatores a ter em conta, como a zona do corpo onde o pelo vai ser removido, a espessura do pelo e o fototipo da pele. A combinação ponderada de todas estas circunstâncias será a chave.

Caso queiras saber mais sobre a depilação a laser, neste artigo explicamos como funciona a depilação a laser.

 

Quando é que a depilação a laser é mais eficaz para as mulheres?

A depilação a laser é muito mais eficaz quando tanto a pessoa, como o pelo apresentam determinadas características. Neste sentido, o tratamento ideal é quando o pelo na zona a tratar é espesso, não hormonal e a pele não tem melanina ativa.

Em que zonas se encontram normalmente estas características? Pernas, axilas e virilhas, onde o sucesso do tratamento é geralmente completamente eficaz. Noutras zonas do corpo, como as coxas ou os antebraços, onde os pelos são geralmente de tom mais claro ou fino, ou o peito e o abdómen, onde os pelos são mais hormonais, o tratamento requer mais sessões e a sua eficácia pode variar.

 

Qual a eficácia da depilação a laser para homens?

Então, a depilação a laser também é eficaz para os homens? Claro! Além disso, os homens têm uma vantagem sobre as mulheres: as características dos seus pelos são normalmente ideais para que o tratamento seja o mais eficaz possível. Por outras palavras, os pelos do corpo masculino são normalmente mais estáveis do ponto de vista hormonal, mais grossos e mais pigmentados. No entanto, como as áreas a tratar são normalmente maiores, são necessárias mais sessões para conseguir uma depilação definitiva.

Cada vez mais homens optam por este tratamento de depilação definitiva, e os que o iniciam, fazem-no mais cedo. Neste sentido, estudos mostram que mais de 80% dos rapazes com mais de 16 anos já depilaram alguma zona do corpo, e muitos optam por comodidade e por descobrir os benefícios da depilação definitiva a laser.

 

É verdade que a depilação a laser dói mais aos homens do que às mulheres?

Este é um dos grandes mitos da depilação a laser: dói mais aos homens do que às mulheres? A resposta é não. Embora os pelos sejam normalmente diferentes em termos de espessura e resistência, não existem estudos que provem que a dor aumenta ou diminui consoante o género.

Também há que ter em conta que cada pessoa tem uma tolerância diferente à dor, pelo que não existe uma relação significativa a este respeito.

Desta forma, na Láserum trabalhamos com um equipamento próprio, cuja extremidade de gelo da máquina atinge os -12ºC, para que o frio minimize todo o desconforto derivado do tratamento.

 

A importância da personalização para um tratamento de depilação a laser masculina eficaz

Como vimos, o sucesso do tratamento de depilação a laser para homens e mulheres não depende apenas de um fator, há vários detalhes que devem ser tidos em conta para que seja eficaz. É por isso que o tratamento deve ser adaptado a cada pessoa.

Nem todas as pessoas são iguais, nem têm o mesmo fototipo de pele ou de pelo, nem sequer decidem remover os pelos das mesmas zonas. É por isso que o mesmo tratamento não deve ser aplicado a duas pessoas diferentes.

Na Láserum comprometemo-nos a adaptar o tratamento de acordo com as características de cada pessoa. Só assim podemos otimizar ao máximo o tratamento e garantir os melhores resultados.

depilação a laser masculina vs feminina

Que zonas são mais depiladas pelos homens?

Nesta altura, é muito provável que te estejas a perguntar quais são as zonas que os homens depilam mais com a depilação a laser. A primeira coisa que deves saber é que este método é compatível com praticamente qualquer parte do corpo. Desta forma, desde que não haja riscos, podes eliminar os pelos de forma progressiva e permanente com este método para obter uma pele lisa e dizer adeus aos métodos tradicionais, como a lâmina.

Neste sentido, as zonas mais populares são as costas, as pernas ou todo o peito, embora outras zonas como a nuca ou o contorno da barba estejam a ganhar cada vez mais adeptos. Atreves-te a experimentar?

 

Posso efetuar a depilação a laser em zonas sensíveis?

É claro que a depilação a laser pode ser efetuada em zonas sensíveis. Como dissemos anteriormente, desde que não haja riscos, podemos aplicar esta técnica.

De facto, como já referimos, são cada vez mais os homens que optam por fazer a depilação a laser da barba, eliminando assim da sua rotina a aborrecida tarefa de fazer a barba diariamente e conseguindo um contorno perfeito.

Graças a este método definitivo, os pelos da zona íntima também podem ser removidos. A aplicação desta técnica na zona íntima tem muitas vantagens, entre as quais se destacam as seguintes: os pelos são eliminados e o risco de foliculite ou inflamação do folículo piloso é reduzido, para além de se acabar com os problemas que podem surgir com os métodos tradicionais, como cortes ou queimaduras ao utilizar lâminas ou cremes depilatórios.

 

Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para os homens?

É impossível determinar a priori o número de sessões necessárias para obter uma pele lisa e sem pelos, pois tudo dependerá dos fatores acima mencionados: situação hormonal, zona a tratar, fototipo da pele e pelos.

Comparativamente às mulheres, os homens necessitam normalmente de um maior número de sessões para que o tratamento seja eficaz e permanente. Assim, a título indicativo, são normalmente necessárias entre 8 a 12 sessões para conseguir uma depilação definitiva no caso dos homens.

Uma vez terminado o tratamento, apenas ficarão alguns pelos residuais na zona, que não são incómodos, e podem ser eliminados com sessões de seguimento, que terão lugar entre uma a duas vezes por ano, dependendo de cada caso particular.

 

Benefícios da depilação a laser para homens

Remover ou não os pelos é uma escolha pessoal. No entanto, se decidires fazê-lo de forma permanente, deves saber que a depilação a laser para homens tem muitos benefícios, alguns deles relacionados com a saúde, a autoestima ou o conforto no caso dos desportistas.

A depilação a laser tem muitas vantagens para os atletas, especialmente em termos de desempenho. Também em termos de recuperação, uma vez que as massagens ou a utilização de cremes têm um maior efeito quando efetuadas sobre uma pele lisa, para não mencionar que a cicatrização de feridas é melhor quando não há pelos. Da mesma forma, a nossa musculatura também ficaria mais contornada.

No entanto, a atividade física imediatamente após uma sessão de depilação a laser não é aconselhável.

Para além destas, existem objetivamente muitas outras vantagens da depilação a laser para homens, algumas das quais relacionadas com a saúde. Como já foi referido, a depilação a laser reduz a foliculite. De facto, é o método recomendado pela Academia Espanhola de Dermatologia para acabar com esta afeção cutânea, que costuma aparecer em algumas zonas após a utilização de alguns métodos tradicionais de depilação, como a lâmina ou a cera.

Dizer adeus a estes métodos, bem como às tediosas e diárias repetições necessárias para conseguir uma pele permanentemente livre de pelos é outra das vantagens: com a depilação a laser conseguimos uma pele permanentemente lisa. Neste sentido, evita-se também a possibilidade de sofrer cortes, irritações ou queimaduras derivadas do uso da lâmina, da cera ou do creme depilatório.

No entanto, existem também algumas vantagens muito subjetivas que também devem ser tidas em conta, como o aumento da autoestima ou da confiança, e que dependem de cada pessoa.

 

Agora que já sabes tudo sobre a eficácia da depilação a laser para homens e mulheres e descobriste que também é muito eficaz para eles, estás pronto para iniciar o teu tratamento? Marca a tua sessão no centro de depilação Láserum mais próximo de ti ao clicares no botão abaixo!

Posts relacionados
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...

read more
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões

Para obteres uma pele livre de pelos, a depilação a laser díodo é a opção mais eficaz e com resultados permanentes disponíveis no mercado. Para alcançares os resultados desejados, é essencial saberes de quanto em quanto tempo deves fazer a depilação a laser.  O...

read more