Os pelos hormonais podem ser muito desconfortáveis. Se alguma vez te apareceu este tipo de pelo tão característico, sabes que pode ser muito irritante, principalmente por ser um pelo escuro e grosso.

Este tipo de pelo não compreende género, pode aparecer tanto em mulheres como em homens, em diferentes momentos da vida. No entanto, não deves preocupar-te, porque neste artigo vamos dizer-te o que são pelos hormonais e como eliminá-los, caso sejam uma um incómodo para ti. Continua a ler!

O que é o pelo hormonal?

Em termos técnicos, o pelo hormonal pode ser definido como aquele que aparece devido a alterações hormonais. Geralmente é um pelo grosso, escuro e encorpado. E, como referimos anteriormente, é comum que apareça na região facial e nalgumas áreas do corpo, como as aréolas ou a linha alba.

Embora seja verdade que tanto os homens como as mulheres podem sofrer com a presença de pelos hormonais, são as mulheres que sofrem mais com o aparecimento desses pelos tão característicos. O motivo? A presença de um maior número de hormonas masculinas, que resultam num desequilíbrio hormonal no corpo.

O reflexo dessa variação hormonal pode levar, por exemplo, ao hirsutismo, que é o aumento de pelos hormonais em diversas áreas, como a região facial. Se sofres dessa condição e queres saber como resolvê-la, lembra-te que existe um artigo no nosso blog no qual explicamos como a depilação a laser pode ajudar-te a acabar com o hirsutismo.

Que hormona causa o crescimento do pelo hormonal?

Como vimos, o processo de aparecimento destes pelos começa com um desequilíbrio hormonal, no qual predomina a testosterona, que é a hormona masculina (que também são produzidas pelas mulheres), sobre o estrogénio (a hormona feminina por excelência).

Portanto, o aparecimento de pelos hormonais não está relacionado com uma hormona em específico, mas sim com o aumento das hormonas masculinas em relação às femininas.

Porque podem aparecer os pelos hormonais?

Como vimos, a causa do crescimento dos pelos hormonais deve-se a um desequilíbrio entre as hormonas masculinas e femininas, também devido ao facto da testosterona ser predominante face ao estrogénio.

Mas, o que pode causar diretamente estas alterações hormonais? Existem, principalmente, quatro causas:

  • A existência de uma patologia, como por exemplo a Síndrome do Ovário Policístico (S.O.P.);
  • A ingestão de um certo tipo de medicamentos;
  • Influência genética;
  • Condições fisiológicas, tais como gravidez, puberdade, menopausa, entre outras.

Podemos evitar o aparecimento dos pelos hormonais?

Uma vez conhecidas as causas, é muito provável que a tua próxima pergunta seja se podes evitar o aparecimento de pelos hormonais. A resposta é sim, embora nalguns casos muito específicos.

Quais são? Se a origem desse desequilíbrio hormonal for uma causa exógena, como um medicamento, ou endógena, como sofrer de Síndrome do Ovário Poliquístico ou até mesmo outra patologia, o aparecimento de pelos hormonais poderá ser evitado se houver algum tratamento específico ou substituto, que também poderá corrigir esta patologia.

Geralmente, quando aparecem os pelos hormonais?

Este tipo de pelo costuma aparecer na fase de repouso. O que significa que não conseguimos prever em que momento da nossa vida ele pode ser ativado e manifestar-se. No entanto, podemos determinar alguns momentos em que é mais provável que estes pelos hormonais apareçam, principalmente no caso das mulheres.

Normalmente, essas alterações hormonais costumam ocorrer principalmente durante a adolescência, na gravidez ou até mesmo na menopausa. Mas, como costumamos dizer, depende sempre de pessoa para pessoa.

As áreas onde geralmente aparecem mais pelos hormonais

Embora estes pelos hormonais possam aparecer em diferentes partes do corpo e em diferentes momentos ou períodos, podemos encontrar alguns padrões comuns em ambos.

A área facial é a que costuma ser mais afetada pelos pelos hormonais no caso das mulheres. Queixo, lábio superior e patilhas, bem como algumas áreas do corpo como abdómen inferior, sacro, linha intermamária, aréolas, linha alba, entre outras.

Por sua vez, no caso dos homens, os pelos hormonais começam a aparecer com força com o passar dos anos. Uma das áreas que costumam ser mais afetadas por esses pelos são as orelhas ou os ombros, onde é comum que os pelos cresçam à medida que passam os anos.

a melhor forma para eliminar o pelo hormonal é a depilacao laser diodo

Depilação a laser díodo, a melhor maneira de remover os pelos hormonais

Então, qual é a melhor maneira de remover os pelos hormonais? Sem dúvida, depilação a laser díodo! Porém, para isso, é necessário personalizar o tratamento baseado em cada indivíduo.

Na Láserum sabemos que nem todas as pessoas e nem todos os pelos são iguais. Por isso, as nossas técnicas especialistas em depilação a laser são capazes de adaptar o tratamento a cada pessoa com base nos parâmetros necessários para que a experiência dos nossos clientes nos nossos centros seja a melhor possível.

No entanto, remover os pelos hormonais não é fácil. Alcançar o resultado desejado requer perseverança, embora nem sempre seja possível fazê-lo de forma definitiva.

Outras dicas para remover os pelos hormonais

O primeiro e mais importante conselho é que deves encontrar um tratamento hormonal que ajude a manter o teu corpo equilibrado. O teu médico de família pode ajudar-te, caso seja necessário.

Cuidado com a tua alimentação, porque o que comes também pode potenciar o aparecimento de pelos hormonais. Alguns desequilíbrios hormonais podem advir de uma alteração física ou de peso, bem como de uma má alimentação. Se, por exemplo, sofreres de Síndrome do Ovário Poliquístico, deves ter em consideração que alguns alimentos podem afetar-te mais do que outros.

Além disso, outra recomendação é a prática de exercício físico. Desporto praticado de forma moderada poderá ajudar a regular os níveis de insulina. A resistência à insulina e a hiperinsulinemia estão diretamente relacionadas ao aumento de hormonas masculinas nas mulheres.

E não te esqueças que, a consistência no tratamento de depilação a laser é uma das chaves para o sucesso na remoção de pelos hormonais. Se queres dar o primeiro passo para te livrares desses pelos hormonais, clica no botão abaixo e marca o teu tratamento aqui na Láserum, onde as nossas técnicas especialistas em depilação laser díodo vão ajudar-te a alcançar o resultado que procuras.

Artigos relacionados

Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...