Com o objetivo de saber se a utilização de métodos contracetivos afeta a depilação a laser, há que ter em conta um conjunto fatores, tais como o tipo de contracetivo, há quanto tempo o toma, as características individuais de cada pessoa, entre outros.

A questão sobre a depilação a laser e os métodos contracetivos serem compatíveis é uma das perguntas mais frequentes que recebemos quando os nossos clientes vêm para o tratamento, seja quando estão a tomar a pílula anticoncecional ou utilizando outro método deste tipo. Por esta razão, neste post vamos explicar todos estes aspetos para que tenha toda a informação necessária sobre este tema.

Tipos de métodos contracetivos

Em primeiro lugar, antes de explicarmos se a depilação a laser e os métodos contracetivos são compatíveis, é necessário diferenciar que tipos de métodos contracetivos existem atualmente. Desta forma, será capaz de identificar em qual grupo se insere o método que utiliza, permitindo ver de forma clara a sua compatibilidade com a depilação a laser.

Existem muitos métodos contracetivos, tais como os métodos naturais (por exemplo, tendo em conta o calendário menstrual, sempre com supervisão de especialistas) ou métodos irreversíveis (por exemplo, a laqueação das trompas ou vasectomia). Mas os que realmente interessam para este tópico são os métodos contracetivos de barreira e os hormonais.

Métodos contracetivos de barreira

Os métodos contracetivos de barreira são métodos que impedem a fecundação através de uma barreira física, como o nome indica. Este grupo inclui métodos como preservativo (masculino e feminino), diafragmas, espermicidas, entre outros. Este tipo de método contracetivo geralmente não afeta a depilação a laser.

Métodos contracetivos hormonais

Quanto à compatibilidade entre a depilação a laser e os métodos contracetivos, os contracetivos hormonais são os que podem levantar mais dúvidas a este respeito. Os métodos contracetivos hormonais são aqueles que atuam como inibidores da ovulação. Ou seja, graças a eles, é possível evitar que os ovários amadureçam todos os meses, o que reduz quase totalmente a possibilidade de ocorrência da fecundação.

Dentro de este grupo, podemos encontrar métodos como a pílula anticoncecional, o anel vaginal, o DIU, o adesivo de pele, entre outros.

anticonceptivos compatibles con depilacion laser

Depilação a laser e métodos contracetivos: quais são compatíveis?

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que os únicos métodos contracetivos em que a depilação a laser pode apresentar algum tipo de incompatibilidade são aqueles cujo efeito são alcançados através de uma pílula

Portanto, quando falamos de métodos contracetivos de barreira, não há problema que a sua utilização seja combinada com a depilação a laser, uma vez que elementos como preservativos funcionam externa e superficialmente.

Assim, quando se trata de depilação a laser e métodos contracetivos hormonais, é onde surge uma maior dúvida para os nossos clientes. Isto porque, em momentos em que o seu corpo sofre alterações hormonais, como é o caso da depilação a laser e a gravidez, não recomendamos a realização deste tipo de depilação. Por isso, quando se trata de questões relacionadas, é compreensível que surjam dúvidas. Como já especificámos, só haverá algum tipo de inconveniente se os métodos contracetivos fizerem efeito quando os ingere.

Posso tomar a pílula anticoncecional com depilação a laser?

Já deixámos claro que o único contracetivo que poderia apresentar algum tipo de incompatibilidade com a depilação a laser é aquele que requer ingestão oral para ser eficaz.

É, portanto, normal que se coloque a questão se pode ou não tomar a pílula anticoncecional com depilação a laser. Neste caso, depende muito da fórmula da pílula que toma, já que algumas das variantes deste medicamento são fotossensíveis e, por isso, incompatíveis com a depilação a laser

No entanto, podemos afirmar que a depilação a laser e a pílula anticoncecional são compatíveis nas seguintes circunstâncias:

  1. Quando a fórmula não é fotossensível. Existem certas fórmulas deste medicamento que não contêm quaisquer elementos fotossensíveis. Neste caso, a depilação a laser e os contracetivos deste tipo serão completamente compatíveis, sem qualquer problema.
  2. Quando já toma a pílula há vários meses. Desta forma, o seu corpo estará habituado à composição do medicamento, e realizar o tratamento de depilação a laser não representará qualquer risco, mesmo que a sua composição seja fotossensível. Deve sempre consultar o seu ginecologista e técnico especializado de laser para garantir que é completamente seguro começar o tratamento de depilação.
  3. Durante a semana em que não toma a pílula. Se a sua pílula anticoncecional for fotossensível e estiver no início do tratamento, poderá fazer a depilação a laser quando for a sua semana de não tomar. Desta forma, não correrá qualquer risco de incompatibilidade.

Tenha sempre em mente que tanto a ingestão da pílula como o tratamento de depilação a laser devem ser supervisionados por um profissional da área, por isso recomendamos que se informe antes de tomar qualquer decisão.

O caso da depilação a laser e a pílula do dia seguinte

Outro método oral é a pílula do dia seguinte. Deve ser tomada no máximo 24 horas após a relação sexual para interromper uma possível fecundação.

Embora este método não seja incompatível com a depilação a laser, produz uma grande alteração no sistema hormonal do seu corpo, portanto, se já tomou a pílula do dia seguinte e vai realizar o tratamento de depilação a laser, é prudente dar um intervalo de 24-48 horas após a toma, para que a depilação seja eficaz e não apresente qualquer risco para a sua pele.

3 Dicas para a depilação a laser se estiver a tomar métodos contracetivos

Agora que tem todas as informações sobre depilação a laser e métodos contracetivos, deve seguir todas as recomendações abaixo se estiver a tomar a pílula anticoncecional e quiser iniciar o tratamento de depilação a laser de díodo.

los anticonceptivos afectan a la depilacion laser

Informe sempre o seu técnico de laser

Quer na pílula do dia seguinte, ou qualquer outro método de contraceção, como precaução, deve sempre informar o seu técnico especializado de laser para que ele possa verificar a compatibilidade do método com o seu tratamento de depilação, certificando-se que não está em risco durante a sessão.

Verifique a compatibilidade do contracetivo com o seu técnico especializado de laser

Caso esteja a tomar a pílula, o primeiro passo é perguntar ao seu técnico especializado de laser se a fórmula que está a tomar é compatível com a depilação a laser. Assegurando assim que não contém nenhum componente fotossensível e eliminando qualquer possibilidade de irritação da pele. Além disso, recomendamos também que consulte o seu farmacêutico, ginecologista ou médico de clínica geral, uma vez que poderão fornecer-lhe mais informações.

Transmitir quaisquer alterações no tratamento contracetivo

Se durante a depilação a laser houver qualquer mudança no seu tratamento contracetivo, seja uma mudança de marca, mudança de método, entre outros, deve informar o seu técnico especialista de laser o mais rápido possível para que ele possa avaliar se isto pode afetar a depilação a laser díodo que está a realizar.

Resumindo, o mais importante a ter em conta quando se fala de depilação a laser e métodos contracetivos é consultar os especialistas, e ter tudo muito claro antes de iniciar as sessões de depilação a laser. Uma vez esclarecidas todas as suas dúvidas sobre a compatibilidade entre a depilação a laser e os métodos contracetivos, poderá eliminar qualquer tipo de risco e poderá desfrutar de uma pele suave e sem pelos.

Ainda tem alguma pergunta? Pode enviar-nos uma mensagem através dos nossos perfis no Facebook e Instagram.

Posts relacionados

Como conseguir uma depilação definitiva?
Como conseguir uma depilação definitiva?

Quando pensamos em como podemos conseguir uma depilação definitiva, enquanto tentamos descobrir mais informações, podemos deparar-nos com alguns métodos que afirmam ser definitivos, mas que acabam por não ser. É por isso que a melhor opção é, sem dúvida, a depilação a...

read more
É possível fazer depilação a laser com herpes?
É possível fazer depilação a laser com herpes?

Se chegaste até este artigo, é porque possivelmente tens o vírus do herpes, e estás prestes a iniciar ou a continuar o teu tratamento de depilação a laser díodo. Mas, será que a depilação a laser e o herpes são compatíveis? A resposta é sim, embora com algumas...

read more