Certamente já ouviste falar de fotodepilação (também conhecida como luz pulsada intensa) ou de depilação a laser díodo, mas sabes como elas se diferenciam?

Podemos dizer que estes métodos de depilação têm muitas diferenças, sendo a principal divergência como a luz age na pele e nos pelos. 

Mas o que isto quer dizer? O artigo de hoje aborda como funciona a luz pulsada e as principais diferenças em relação a depilação a laser.

Diferenças entre fotodepilação e depilação a laser 

Ambas têm em comum o facto de trabalharem por meio de impulsos de luz, cujo principal objetivo é eliminar os folículos pilosos. A fotodepilação difere da depilação a laser na forma como afeta o pelo. Para entenderes melhor, vamos explicar-te como funciona cada um destes métodos.

Como funciona a luz pulsada?

A luz pulsada intensa (IPL ou Intense Pulsed Light, em inglês) é uma luz mista, policromática em que as ondas eletromagnéticas têm várias amplitudes de ondas e várias cores, ou seja, é uma luz não coerente e divergente que se espalha em todas as direções e não incide diretamente na raiz do pelo. Por esta razão, este tipo de depilação é considerado menos eficaz quando comparado ao laser.

A principal desvantagem é que nem todas as ondas conseguem gerar um aumento de temperatura suficiente para remover o pelo. Este efeito de alta temperatura é conseguido principalmente nas áreas com mais melanina (especialmente em pelos escuros e peles claras), de modo que esta luz acabe por ser absorvida pela raiz e o folículo piloso acabe por ser destruído, conseguindo assim a eliminação do pelo.

Outro aspeto negativo da fotodepilação é que esta técnica está indicada apenas para fototipos I, II, III e IV. Para fototipos mais elevados existe risco de queimadura.

Como funciona o laser díodo?

O laser díodo é uma luz pura, monocromática e todas as ondas eletromagnéticas têm a mesma amplitude. Ao contrário da luz pulsada que têm várias cores, o laser tem uma única cor, o que acaba por gerar uma única onda de luz que é muito mais poderosa e precisa, gerando um feixe de luz focalizado e direcionado para um alvo específico: o pigmento do folículo piloso.

A energia aplicada é preferencialmente absorvida pelo pigmento natural, a melanina, presente no folículo piloso, preservando a pele ao redor. Assim, é possível afirmar que o laser é um método de depilação muito mais preciso.

Uma das principais vantagens do laser díodo é a sua indicação para todos os fototipos, sendo seguro mesmo para os fototipos mais elevados devido à sua grande largura de pulso, o que reduz o risco de queimaduras.

Para saberes mais sobre laser díodo, podes sempre conferir o nosso artigo sobre como a depilação a laser díodo funciona.

Laser díodo vs. luz pulsada

A depilação a laser díodo é mais precisa, mais eficaz e mais saudável para a tua pele do que o tratamento de luz pulsada, uma vez que o laser díodo age diretamente no pelo e no folículo piloso.

como o laser díodo e a luz pulsada age no pelo

Destacamos alguns pontos-chave na diferença entre estes dois métodos.

Laser díodo

  • Atinge a raiz do pelo.
  • Maior eficácia.
  • Menos sessões necessárias.
  • Sistema de arrefecimento (protege a pele).
  • Energia numa só direção, atingindo o folículo.

IPL

  • Só deteta o pelo, sem atingir a raiz.
  • Menor eficácia.
  • Mais sessões necessárias.
  • Sem sistema de arrefecimento (não protege a pele).
  • Energia sem direção determinada.

Qual é a diferença entre a fotodepilação e a depilação a laser face ao número de sessões?

Na fotodepilação geralmente são necessárias aproximadamente 15 a 20 sessões, se fores consistente durante o teu tratamento e respeitares as indicações da tua técnica. No caso da depilação a laser díodo é necessário fazer um menor investimento de tempo e, com uma média de seis a oito sessões para mulheres e, oito a 10 sessões para homens.

Tem em conta que cada corpo é diferente e, dependendo das especificidades da pele, do pelo e das tuas hormonas, este número pode variar. Esta é uma média estimada.

A partir da oitava sessão com laser díodo, os clientes passam normalmente a ter sessões de “manutenção”, cerca de uma vez em cada seis meses, de modo a não perder a continuidade do tratamento. No entanto, já terão dito adeus aos pelos.

A depilação a laser díodo e a fotodepilação dói?

A dor varia consoante a quantidade de pelos e a sensibilidade de cada pessoa. No entanto, temos boas notícias! 

Os equipamentos Láserum atuam com arrefecimento por contacto, tendo a ponta mais fria do mercado, chegando a temperaturas de até -12ºC. Aliado a isto, as nossas técnicas utilizam gel sobre a área a ser tratada, o que ajuda no conforto do procedimento, tornando-o praticamente indolor.

Já a depilação IPL tem um sistema de arrefecimento por circulação de água, o que o torna menos eficaz no arrefecimento da pele e também mais doloroso.

Como conclusão, pode afirmar-se que existem diferenças efetivas entre a fotodepilação e o laser díodo, nomeadamente na forma como a luz atua no pelo e na quantidade de sessões. Lembra-te que a Láserum é especialista em depilação a laser díodo e trabalha com o método mais eficaz no mercado.

Se ainda tiveres dúvidas sobre as diferenças entre fotodepilação e depilação laser e se quiseres mais informações, procura o centro Láserum mais próximo para tirares todas as tuas dúvidas. Também podes deixar um comentário logo abaixo ou mandares mensagem privada no Facebook ou Instagram.

Posts relacionados
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...

read more
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões

Para obteres uma pele livre de pelos, a depilação a laser díodo é a opção mais eficaz e com resultados permanentes disponíveis no mercado. Para alcançares os resultados desejados, é essencial saberes de quanto em quanto tempo deves fazer a depilação a laser.  O...

read more