Existem várias condições de pele que podem levantar dúvidas quando se trata de escolher um método de depilação definitiva. Uma das principais questões surge quando se fala na relação entre a depilação a laser e a pele atópica. Se está a questionar se este tratamento é recomendável para esta patologia, a resposta é sim, mas cada caso específico deve ser avaliado.
Os métodos convencionais de remoção de pelos na pele atópica podem causar irritação grave e ter um impacto direto nas áreas onde esta patologia está localizada. Portanto, nestes casos, é aconselhável recorrer a especialistas em depilação a laser para fazer a depilação de forma definitiva.
No entanto, deve-se ter em conta que a compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica deve ser determinada por um especialista e, caso possua pele atópica, deve ser determinado se é possível realizar este tratamento.
Pele atópica: o que é e como está relacionada com a depilação
Antes de olhar em profundidade para a relação entre a depilação a laser e a pele atópica, é necessário esclarecer o conceito de pele atópica.
A dermatite atópica é uma patologia que resulta em pele seca, causando descamação, irritação e prurido. Este tipo de pele torna-se avermelhada facilmente e fica irritada se forem utilizados produtos inadequados para o seu tratamento.
Quando se sofre de dermatite atópica, é comum ter dificuldade em escolher o método de depilação adequado. No caso dos métodos tradicionais de depilação, como a depilação com cera, lâmina ou creme depilatório, podem ter o efeito oposto ao desejado, produzindo maior irritação e prurido, e até causar lesões cutâneas.
A depilação a laser pode ser realizada em pele atópica desde que o tratamento não seja feito durante uma crise. Na verdade, pode ser o melhor método de depilação porque o pelo é reduzido sessão após sessão e precisa de ser repetido menos vezes do que outros tratamentos. Além disso, proporciona luminosidade e aumenta o colagénio na pele, tornando-a mais suave e brilhante.
A depilação a laser também se adapta a diferentes tipos de pele e às necessidades de potência de cada uma, razão pela qual é um tratamento seguro e confortável de depilação definitiva.
Antes do tratamento de depilação a laser díodo, é aconselhável realizar um estudo cutâneo para determinar se pode realizar o tratamento, seguindo as recomendações dos especialistas em depilação a laser. Eles vão dar-lhe conselhos personalizados sobre como proceder em cada situação tendo esta patologia.
A depilação a laser pode ser considerada a melhor opção de depilação para os sintomas da pele atópica. Mesmo numa área normalmente afetada, se não tiver uma crise e quiser realizar o tratamento de depilação a laser, pode utilizar esta forma de remoção de pelos.
Dermatite atópica: Sintomas
A pele atópica é caracterizada pela sua durabilidade ao longo do tempo. É uma doença crónica, que varia dependendo de cada pessoa. Antes de realizar o tratamento de depilação a laser com pele atópica, é necessário informar-se sobre os possíveis sintomas que podem ser detetados como resultado da patologia:
- Pele avermelhada
- Descamação da pele
- Pele seca, levando até ao eczema
- Queratose pilar
Embora o principal fator causador da pele atópica seja a predisposição genética, existem certos fatores ambientais, alérgicos e dietéticos que podem aumentar a condição.
Compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica
Quando falamos de depilação a laser e pele atópica, temos de determinar o grau de compatibilidade entre ambos os fatores. Como mencionado acima, a depilação a laser é indicada em casos de pele atópica, exceto em situações muito específicas.
Quando é aconselhável evitar a depilação a laser para a pele atópica?
Apesar de ter sido mencionado a compatibilidade do tratamento de depilação a laser com a pele atópica, existem alguns casos em que não é aconselhável realizar o tratamento de depilação a laser na pele atópica:
- No caso de uma crise na área a tratar, o tratamento deve ser adiado.
- Além disso, se estiver a tomar medicamentos tópicos, imunossupressores, biológicos ou fotossensíveis, o tratamento de depilação a laser não pode ser realizado.
Se o tratamento de depilação a laser for realizado nestes casos, podem ocorrer lesões cutâneas nas áreas tratadas, por isso, recomendamos que se dirija ao seu centro e consulte os especialistas em depilação em laser.
Dicas para a depilação a laser em pele atópica
Se vai realizar um tratamento de depilação a laser e tem pele atópica, pode encontrar aqui várias recomendações para poder desfrutar da sua sessão e dos seus resultados:
- Manter uma alimentação equilibrada
Um dos fatores que influencia a pele atópica e a proliferação desta patologia é a alimentação. É por isso que deve manter uma dieta saudável longe de produtos que possam ser nocivos, tais como a cafeína ou a teína.
- Hidratar a pele
Manter a pele hidratada é essencial para evitar a descamação e para manter os efeitos adversos da pele atópica sob controlo. Portanto, é altamente recomendada a utilização de produtos específicos para o tratamento da pele atópica, para que as áreas permaneçam o mais saudáveis possíveis para poder realizar o seu tratamento de depilação a laser.
- Consulta com especialistas
Como já foi mencionado, antes de realizar o tratamento de depilação a laser díodo, é recomendado ir ao seu centro de depilação para consultar o estado da sua pele, verificando se é possível realizar o tratamento.
Tem alguma dúvida sobre depilação a laser e pele atópica? Pergunte-nos no centro mais próximo de si, envie-nos uma mensagem através dos nossos perfis no Facebook e Instagram ou contacte-nos através do nosso site.
Depilação íntima masculina e feminina: qual é o melhor método?
A depilação íntima no homem e mulher já não é um tema tabu, com muitas vantagens para quem escolhe remover os pelos. Diminuir casos de comichão na região íntima e melhorar o desempenho no desporto são algumas delas. Isto acontece porque, ao eliminar os pelos tu...
Diferenças entre o laser SHR e o laser díodo
Existem diversas opções de depilação permanente, mas sabes quais são as formas mais efetivas para eliminar os pelos? A "melhor" opção pode variar consoante as circunstâncias individuais, como a cor dos pelos e o tipo de pele. A depilação a laser díodo é frequentemente...
Depilação a laser e luz pulsada: quais as diferenças
Certamente já ouviste falar de fotodepilação (também conhecida como luz pulsada intensa) ou de depilação a laser díodo, mas sabes como elas se diferenciam? Podemos dizer que estes métodos de depilação têm muitas diferenças, sendo a principal divergência como a luz age...