Existem várias condições de pele que podem levantar dúvidas quando se trata de escolher um método de depilação definitiva. Uma das principais questões surge quando se fala na relação entre a depilação a laser e a pele atópica. Se está a questionar se este tratamento é recomendável para esta patologia, a resposta é sim, mas cada caso específico deve ser avaliado.

Os métodos convencionais de remoção de pelos na pele atópica podem causar irritação grave e ter um impacto direto nas áreas onde esta patologia está localizada. Portanto, nestes casos, é aconselhável recorrer a especialistas em depilação a laser para fazer a depilação de forma definitiva.

No entanto, deve-se ter em conta que a compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica deve ser determinada por um especialista e, caso possua pele atópica, deve ser determinado se é possível realizar este tratamento.

Pele atópica: o que é e como está relacionada com a depilação

Antes de olhar em profundidade para a relação entre a depilação a laser e a pele atópica, é necessário esclarecer o conceito de pele atópica.

A dermatite atópica é uma patologia que resulta em pele seca, causando descamação, irritação e prurido. Este tipo de pele torna-se avermelhada facilmente e fica irritada se forem utilizados produtos inadequados para o seu tratamento.

Quando se sofre de dermatite atópica, é comum ter dificuldade em escolher o método de depilação adequado. No caso dos métodos tradicionais de depilação, como a depilação com cera, lâmina ou creme depilatório, podem ter o efeito oposto ao desejado, produzindo maior irritação e prurido, e até causar lesões cutâneas.

A depilação a laser pode ser realizada em pele atópica desde que o tratamento não seja feito durante uma crise. Na verdade, pode ser o melhor método de depilação porque o pelo é reduzido sessão após sessão e precisa de ser repetido menos vezes do que outros tratamentos. Além disso, proporciona luminosidade e aumenta o colagénio na pele, tornando-a mais suave e brilhante.

es-recomendable-la-depilacion-laser-y-piel-atopica

A depilação a laser também se adapta a diferentes tipos de pele e às necessidades de potência de cada uma, razão pela qual é um tratamento seguro e confortável de depilação definitiva.

Antes do tratamento de depilação a laser díodo, é aconselhável realizar um estudo cutâneo para determinar se pode realizar o tratamento, seguindo as recomendações dos especialistas em depilação a laser. Eles vão dar-lhe conselhos personalizados sobre como proceder em cada situação tendo esta patologia.

A depilação a laser pode ser considerada a melhor opção de depilação para os sintomas da pele atópica. Mesmo numa área normalmente afetada, se não tiver uma crise e quiser realizar o tratamento de depilação a laser, pode utilizar esta forma de remoção de pelos.

Dermatite atópica: Sintomas

A pele atópica é caracterizada pela sua durabilidade ao longo do tempo. É uma doença crónica, que varia dependendo de cada pessoa. Antes de realizar o tratamento de depilação a laser com pele atópica, é necessário informar-se sobre os possíveis sintomas que podem ser detetados como resultado da patologia:

  • Pele avermelhada
  • Descamação da pele
  • Pele seca, levando até ao eczema
  • Queratose pilar

Embora o principal fator causador da pele atópica seja a predisposição genética, existem certos fatores ambientais, alérgicos e dietéticos que podem aumentar a condição.

Compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica

Quando falamos de depilação a laser e pele atópica, temos de determinar o grau de compatibilidade entre ambos os fatores. Como mencionado acima, a depilação a laser é indicada em casos de pele atópica, exceto em situações muito específicas.

Quando é aconselhável evitar a depilação a laser para a pele atópica?

Apesar de ter sido mencionado a compatibilidade do tratamento de depilação a laser com a pele atópica, existem alguns casos em que não é aconselhável realizar o tratamento de depilação a laser na pele atópica:

  • No caso de uma crise na área a tratar, o tratamento deve ser adiado.
  • Além disso, se estiver a tomar medicamentos tópicos, imunossupressores, biológicos ou fotossensíveis, o tratamento de depilação a laser não pode ser realizado.

Se o tratamento de depilação a laser for realizado nestes casos, podem ocorrer lesões cutâneas nas áreas tratadas, por isso, recomendamos que se dirija ao seu centro e consulte os especialistas em depilação em laser.

Dicas para a depilação a laser em pele atópica

Se vai realizar um tratamento de depilação a laser e tem pele atópica, pode encontrar aqui várias recomendações para poder desfrutar da sua sessão e dos seus resultados:

  1. Manter uma alimentação equilibrada

Um dos fatores que influencia a pele atópica e a proliferação desta patologia é a alimentação. É por isso que deve manter uma dieta saudável longe de produtos que possam ser nocivos, tais como a cafeína ou a teína.

  1. Hidratar a pele

Manter a pele hidratada é essencial para evitar a descamação e para manter os efeitos adversos da pele atópica sob controlo. Portanto, é altamente recomendada a utilização de produtos específicos para o tratamento da pele atópica, para que as áreas permaneçam o mais saudáveis possíveis para poder realizar o seu tratamento de depilação a laser.

  1. Consulta com especialistas

Como já foi mencionado, antes de realizar o tratamento de depilação a laser díodo, é recomendado ir ao seu centro de depilação para consultar o estado da sua pele, verificando se é possível realizar o tratamento.

Tem alguma dúvida sobre depilação a laser e pele atópica? Pergunte-nos no centro mais próximo de si, envie-nos uma mensagem através dos nossos perfis no Facebook e Instagram ou contacte-nos através do nosso site.

Posts relacionados
Como conseguir uma depilação definitiva?
Como conseguir uma depilação definitiva?

Quando pensamos em como podemos conseguir uma depilação definitiva, enquanto tentamos descobrir mais informações, podemos deparar-nos com alguns métodos que afirmam ser definitivos, mas que acabam por não ser. É por isso que a melhor opção é, sem dúvida, a depilação a...

read more
É possível fazer depilação a laser com herpes?
É possível fazer depilação a laser com herpes?

Se chegaste até este artigo, é porque possivelmente tens o vírus do herpes, e estás prestes a iniciar ou a continuar o teu tratamento de depilação a laser díodo. Mas, será que a depilação a laser e o herpes são compatíveis? A resposta é sim, embora com algumas...

read more