Existem várias condições de pele que podem levantar dúvidas quando se trata de escolher um método de depilação definitiva. Uma das principais questões surge quando se fala na relação entre a depilação a laser e a pele atópica. Se está a questionar se este tratamento é recomendável para esta patologia, a resposta é sim, mas cada caso específico deve ser avaliado.

Os métodos convencionais de remoção de pelos na pele atópica podem causar irritação grave e ter um impacto direto nas áreas onde esta patologia está localizada. Portanto, nestes casos, é aconselhável recorrer a especialistas em depilação a laser para fazer a depilação de forma definitiva.

No entanto, deve-se ter em conta que a compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica deve ser determinada por um especialista e, caso possua pele atópica, deve ser determinado se é possível realizar este tratamento.

Pele atópica: o que é e como está relacionada com a depilação

Antes de olhar em profundidade para a relação entre a depilação a laser e a pele atópica, é necessário esclarecer o conceito de pele atópica.

A dermatite atópica é uma patologia que resulta em pele seca, causando descamação, irritação e prurido. Este tipo de pele torna-se avermelhada facilmente e fica irritada se forem utilizados produtos inadequados para o seu tratamento.

Quando se sofre de dermatite atópica, é comum ter dificuldade em escolher o método de depilação adequado. No caso dos métodos tradicionais de depilação, como a depilação com cera, lâmina ou creme depilatório, podem ter o efeito oposto ao desejado, produzindo maior irritação e prurido, e até causar lesões cutâneas.

A depilação a laser pode ser realizada em pele atópica desde que o tratamento não seja feito durante uma crise. Na verdade, pode ser o melhor método de depilação porque o pelo é reduzido sessão após sessão e precisa de ser repetido menos vezes do que outros tratamentos. Além disso, proporciona luminosidade e aumenta o colagénio na pele, tornando-a mais suave e brilhante.

es-recomendable-la-depilacion-laser-y-piel-atopica

A depilação a laser também se adapta a diferentes tipos de pele e às necessidades de potência de cada uma, razão pela qual é um tratamento seguro e confortável de depilação definitiva.

Antes do tratamento de depilação a laser díodo, é aconselhável realizar um estudo cutâneo para determinar se pode realizar o tratamento, seguindo as recomendações dos especialistas em depilação a laser. Eles vão dar-lhe conselhos personalizados sobre como proceder em cada situação tendo esta patologia.

A depilação a laser pode ser considerada a melhor opção de depilação para os sintomas da pele atópica. Mesmo numa área normalmente afetada, se não tiver uma crise e quiser realizar o tratamento de depilação a laser, pode utilizar esta forma de remoção de pelos.

Dermatite atópica: Sintomas

A pele atópica é caracterizada pela sua durabilidade ao longo do tempo. É uma doença crónica, que varia dependendo de cada pessoa. Antes de realizar o tratamento de depilação a laser com pele atópica, é necessário informar-se sobre os possíveis sintomas que podem ser detetados como resultado da patologia:

  • Pele avermelhada
  • Descamação da pele
  • Pele seca, levando até ao eczema
  • Queratose pilar

Embora o principal fator causador da pele atópica seja a predisposição genética, existem certos fatores ambientais, alérgicos e dietéticos que podem aumentar a condição.

Compatibilidade entre a depilação a laser e a pele atópica

Quando falamos de depilação a laser e pele atópica, temos de determinar o grau de compatibilidade entre ambos os fatores. Como mencionado acima, a depilação a laser é indicada em casos de pele atópica, exceto em situações muito específicas.

Quando é aconselhável evitar a depilação a laser para a pele atópica?

Apesar de ter sido mencionado a compatibilidade do tratamento de depilação a laser com a pele atópica, existem alguns casos em que não é aconselhável realizar o tratamento de depilação a laser na pele atópica:

  • No caso de uma crise na área a tratar, o tratamento deve ser adiado.
  • Além disso, se estiver a tomar medicamentos tópicos, imunossupressores, biológicos ou fotossensíveis, o tratamento de depilação a laser não pode ser realizado.

Se o tratamento de depilação a laser for realizado nestes casos, podem ocorrer lesões cutâneas nas áreas tratadas, por isso, recomendamos que se dirija ao seu centro e consulte os especialistas em depilação em laser.

Dicas para a depilação a laser em pele atópica

Se vai realizar um tratamento de depilação a laser e tem pele atópica, pode encontrar aqui várias recomendações para poder desfrutar da sua sessão e dos seus resultados:

  1. Manter uma alimentação equilibrada

Um dos fatores que influencia a pele atópica e a proliferação desta patologia é a alimentação. É por isso que deve manter uma dieta saudável longe de produtos que possam ser nocivos, tais como a cafeína ou a teína.

  1. Hidratar a pele

Manter a pele hidratada é essencial para evitar a descamação e para manter os efeitos adversos da pele atópica sob controlo. Portanto, é altamente recomendada a utilização de produtos específicos para o tratamento da pele atópica, para que as áreas permaneçam o mais saudáveis possíveis para poder realizar o seu tratamento de depilação a laser.

  1. Consulta com especialistas

Como já foi mencionado, antes de realizar o tratamento de depilação a laser díodo, é recomendado ir ao seu centro de depilação para consultar o estado da sua pele, verificando se é possível realizar o tratamento.

Tem alguma dúvida sobre depilação a laser e pele atópica? Pergunte-nos no centro mais próximo de si, envie-nos uma mensagem através dos nossos perfis no Facebook e Instagram ou contacte-nos através do nosso site.

Posts relacionados
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...

read more
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões

Para obteres uma pele livre de pelos, a depilação a laser díodo é a opção mais eficaz e com resultados permanentes disponíveis no mercado. Para alcançares os resultados desejados, é essencial saberes de quanto em quanto tempo deves fazer a depilação a laser.  O...

read more