Láserum

A relação entre a depilação a laser e o botox é um tópico relevante se estiver a pensar combinar estes dois tratamentos. Embora possa encontrar versões diferentes sobre o tema, a verdade é que a resposta correta é que deve esperar entre 6 e 9 meses se já fez depilação a laser e quer realizar uma injeção de botox na área.

Mas quais são os motivos da espera entre a depilação a laser e a aplicação de toxina botulínica? E quais são os fatores que estão relacionados? Ao longo deste artigo vamos dar-lhe as respostas que precisa para entender quais as contradições destes tratamentos, quando realizados ao mesmo tempo.

Como é que a depilação facial a laser afeta o botox

Se já aplicou injeções de botox na área da face em que está a considerar fazer a depilação facial a laser, como por exemplo, botox na testa, na glabela ou no queixo, deve ter em conta o período de tempo que mencionámos no início deste artigo: terá de esperar entre 6 e 9 meses para realizar o tratamento de depilação a laser díodo.

Isto porque a toxina botulínica é termolábil, ou seja, decompõe-se com a aplicação de calor. A depilação a laser, por outro lado, funciona através de fototermólise seletiva, ou seja, aplica calor no folículo para o destruir e evitar que os pelos voltem a crescer. Portanto, quando realiza a depilação a laser depois de uma injeção de botox, é aplicado calor na área, o que causa a queda do pelo, mas anula os resultados do botox.

Depilação a laser e botox nas articulações: são compatíveis?

Além da utilização de botox no rosto, uma das utilizações mais populares é para alivar a dor e melhorar as funções das articulações afetadas pela artrite. Desta forma, é um tratamento popular para pessoas que sofrem de artrite e querem aliviar os seus sintomas.

Neste caso, estamos perante o mesmo problema quando falamos sobre a depilação a laser no rosto. Se, por exemplo, o equipamento de laser passar no joelho, este vai emitir calor sobre o folículo, acabando por afetar o botox aplicado, desfazendo-o.

depilacion-laser-compatible-con-el-botox

Outro caso comum é quando são aplicadas injeções de botox na axila para controlar a transpiração. Este caso segue as mesmas orientações mencionadas acima.

O que acontece com as áreas onde o botox não foi injetado?

Porventura pode querer fazer a depilação a laser numa área completamente diferente daquela onde aplicou as injeções de botox. Neste caso, como não é aplicado calor diretamente na área onde aplicou botox, não haverá nenhuma contraindicação.

Por exemplo, se tiver injetado botox nas articulações do joelho e quiser submeter-se ao tratamento de depilação a laser na linha do biquíni e axilas, uma situação não afetaria a outra, podendo realizar o tratamento de depilação a laser depois da aplicação de botox sem qualquer problema.

O caso da depilação a laser antes do botox

Se quiser fazer o tratamento de depilação a laser nas áreas onde também deseja realizar injeções de botox, a nossa recomendação é que primeiro opte pela depilação a laser. Uma vez terminado o tratamento, não existirá nenhuma contraindicação na aplicação da toxina botulínica.

Como o calor do laser será aplicado na zona antes do tratamento, não irá afetar o tratamento de nenhuma forma, conseguindo remover os pelos de forma permanente e depois aplicar botox na área onde deseja.

Agora que tem todas as informações, é possível concluir que não existe nenhuma contraindicação do botox com a depilação a laser, desde que a depilação a laser seja realizada numa área onde o botox não tenha sido aplicado, ou que se espere o tempo recomendado. No entanto, se tiver dúvidas sobre o seu caso em particular, pode sempre consultar os nossos especialistas ou o seu médico.

Tem mais alguma pergunta? Pode contactar-nos através dos comentários ou nos nossos perfis de Facebook e Instagram.

Posts relacionados