Atualmente já existe uma grande familiarização com o termo SIDA, ainda assim, permanecem muitas dúvidas sobre a ligação entre a depilação a laser e o HIV ou VIH. Isto acontece porque, em parte, ainda existe algum estigma relacionado com o assunto. Este é um problema gerado pela falta de informação que existe sobre o VIH. Uma vez que este mês se celebra o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, é importante dar visibilidade a esta questão, especialmente no caso da depilação a laser para mulher.


O que é o VIH

Antes de se estabelecer uma relação entre o VIH e depilação a laser, é importante saber o que é o VIH. A sigla VIH refere-se ao vírus da imunodeficiência humana. Este vírus tem impacto no sistema imunitário, enfraquecendo as defesas que ajudam a proteger o corpo contra infeções e certos tipos de cancro.

O vírus destrói as várias células responsáveis pela imunidade no corpo humano. Assim, as pessoas infetadas tornam-se imunodeficientes. A imunodeficiência é medida através da contagem de linfócitos CD4.

Quando se fala de VIH, é comum ter o termo “SIDA” em mente, sendo ambos muitas vezes confundidos. É importante esclarecer que a SIDA é uma das fases mais avançadas do vírus da imunodeficiência humana e pode inclusive demorar muito tempo para se manifestar, se não for tratada. Como tal, a presença do vírus VIH no corpo não significa que se tenha SIDA.


Dia Mundial da SIDA

Todos os anos, no dia 1 de dezembro celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Este dia tem como objetivo mostrar apoio às pessoas que vivem com VIH e homenagear aquelas que morreram de várias doenças relacionadas com a SIDA.

Durante este dia, são realizadas diferentes ações de apoio à luta contra a SIDA e consciencialização da necessidade de cuidados na SIDA, entre as quais se destacam:

  • Ações de concentração em todo o mundo.
  • Utilizar uma fita vermelha como símbolo de apoio e solidariedade para as pessoas que vivem com o VIH.
  • Depoimentos de pessoas que vivem com o vírus, de forma a partilhar a sua experiência e de que forma aprenderam a viver com ele.
  • Mobilizações por todo o mundo em apoio a este grupo de pessoas e angariação de fundos para esta causa.

Todos os anos, o Dia Mundial da SIDA tem um tema diferente. O tema de 2021 foi: “Acabar com as Desigualdades. Acabar com a SIDA. Acabar com as Pandemias”.


A depilação a laser pode ser realizada com VIH?

De forma a responder à pergunta se é possível realizar a depilação a laser com VIH, a primeira coisa a considerar é a medicação que se está a tomar.

Os cuidados com VIH envolvem uma combinação de vários medicamentos antirretrovirais, também chamados de terapia antirretroviral (TARV). Este tratamento não cura a infeção, mas previne a replicação do vírus e permite a recuperação das defesas do sistema imunitário. Existem medicamentos que são incompatíveis com a depilação a laser.

dia-mundial-lucha-contra-el-sida

Estes medicamentos contra o VIH são eficazes, mas dada a diminuição das defesas, é possível que se tenham recaídas causadas pela falta de proteção no sistema imunitário. Isto resulta no prolongamento do período de tratamento, que nem sempre é bem tolerado pelos pacientes.

Devido aos medicamentos e respetivos possíveis efeitos secundários, o tratamento de depilação a laser não é indicado para pessoas que têm VIH. Isto porque pode afetar negativamente a sua sintomatologia e agravar estes efeitos secundários da medicação utilizada para tratar o vírus.

Neste dia especial, a Láserum quer aumentar a consciência sobre a luta contra a SIDA. E por isso fornecer todas as informações necessárias para manter e defender os direitos deste conjunto de pessoas e assim evitar situações de discriminação e falta de informação.


Esclarece as tuas dúvidas com a Láserum

Tens alguma pergunta adicional? Pergunta-nos nos comentários deste artigo ou através dos perfis de Instagram ou Facebook. Lembra-te que também podes contactar diretamente o centro Láserum mais próximo de ti para obteres aconselhamento dos nossos profissionais especializados em laser.

Posts relacionados
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo

Os pelos hormonais podem ser muito desconfortáveis. Se alguma vez te apareceu este tipo de pelo tão característico, sabes que pode ser muito irritante, principalmente por ser um pelo escuro e grosso. Este tipo de pelo não compreende género, pode aparecer tanto em...

read more
Recomendações para um tratamento a laser eficaz
Recomendações para um tratamento a laser eficaz

Queres um tratamento de depilação a laser eficaz com os melhores resultados logo desde início? Este artigo diz-te quais são os passos a seguir e os pontos-chave a ter em conta para a tua pele estar nas melhores condições possíveis antes de iniciares o teu tratamento,...

read more