Se chegaste até este artigo, é porque possivelmente tens o vírus do herpes, e estás prestes a iniciar ou a continuar o teu tratamento de depilação a laser díodo. Mas, será que a depilação a laser e o herpes são compatíveis? A resposta é sim, embora com algumas exceções!

Saber o que é o herpes ou porque se manifesta, pode ajudar-te a compreender melhor este vírus e o teu corpo. Neste artigo, vamos explicar-te tudo o que precisas saber sobre o herpes e quando é, ou não, compatível com a depilação a laser.

 

O que é o herpes?

O herpes é um vírus muito comum, que se costuma manifestar em lesões cutâneas. É um vírus latente que pode ser reativado tanto por circunstâncias internas, como a diminuição de imunidade, como por circunstâncias externas, como o frio.

Embora possa aparecer em qualquer parte do corpo, o herpes é mais comum nos lábios e nos genitais.

No caso de herpes nos lábios, a infeção manifesta-se através de vermelhidão, bolhas ou feridas nos lábios ou na região interna da boca e, por vezes, pode causar dor.

No que toca à herpes genital, os sintomas são geralmente pequenas bolhas, vermelhidão, dor e comichão. Esta infeção pode afetar tanto mulheres, como homens.

 

Compatibilidade entre a depilação a laser e o herpes

Mas o que te trouxe verdadeiramente a este artigo foi a compatibilidade entre a depilação a laser e o herpes. Será que o laser díodo é compatível com o herpes labial ou com o herpes genital? E se os sintomas do herpes não forem visíveis, podes fazer depilação a laser? Continua a ler para descobrires as respostas!

 

Depilação a laser e herpes labial

Sendo a depilação a laser no buço um dos tratamentos mais procurados por mulheres e a depilação a laser no bigode um dos mais procurados por homens, pode existir a dúvida se o laser díodo é compatível com o herpes labial.

Se os sintomas do herpes labial forem visíveis, a depilação a laser não é aconselhada. Como o teu sistema imunitário está mais fragilizado, o calor do laser pode inflamar as glândulas e piorar o herpes.

Se tiveres uma crise de herpes labial, deves esperar até que os sintomas desapareçam por completo para que possas realizar o teu tratamento de depilação definitiva em segurança.

 

Depilação a laser e herpes genital

No caso do herpes genital, este está presente na zona íntima, o que significa que pode estar próximo a uma zona na qual queres fazer depilação, como nas virilhas ou na púbis.

Assim como no caso do herpes labial, a depilação a laser com um herpes genital ativo numa zona próxima deste não é recomendada. Se quiseres fazer a depilação na púbis ou nas virilhas, deves esperar até que os sintomas desapareçam por completo.

 

E se os sintomas do herpes não forem visíveis?

Como o herpes é um vírus latente, pode permanecer inativo durante algum tempo. Até existem casos de portadores do vírus que nunca manifestaram qualquer sintoma.

Nestes casos, mesmo que tenhas o vírus, se não existir nenhum sintoma visível, podes realizar o tratamento de depilação a laser com herpes sem qualquer problema.

 

Diferentes zonas do corpo

Outra questão que surge frequentemente é se é possível fazer depilação a laser numa zona do corpo diferente da zona onde está o herpes. Por exemplo, se tiveres um herpes labial e quiseres fazer a depilação nas axilas, será que podes?

A resposta é sim! Nestes casos, podes realizar o tratamento de depilação a laser com herpes sem contraindicações.

 

A depilação a laser e a medicação para herpes

Embora o herpes não tenha cura, existem medicamentos antivirais que ajudam a eliminar as manifestações físicas do vírus. Dependendo da zona onde o herpes está localizado, há quem opte por comprimidos ou por pomadas tópicas.

Se estiveres a tomar algum medicamento, é importante que avises a tua técnica laser, porque alguns dos medicamentos utilizados para tratar o herpes são considerados medicamentos fotossensíveis. Como tal, para fazeres um tratamento de depilação a laser díodo em segurança, serão estabelecidas algumas recomendações para o reinício das sessões, dependendo da medicação e do tempo de ingestão ou aplicação.

 

Está na altura de começares o teu tratamento de depilação a laser, mas continuas com dúvidas acerca do tema depilação a laser e herpes?

Deixa a tua pergunta na secção de comentários ou envia-nos uma mensagem privada no Facebook ou no Instagram.

Posts relacionados
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo
Pelo hormonal: O que é e como eliminá-lo

Os pelos hormonais podem ser muito desconfortáveis. Se alguma vez te apareceu este tipo de pelo tão característico, sabes que pode ser muito irritante, principalmente por ser um pelo escuro e grosso. Este tipo de pelo não compreende género, pode aparecer tanto em...

read more
Recomendações para um tratamento a laser eficaz
Recomendações para um tratamento a laser eficaz

Queres um tratamento de depilação a laser eficaz com os melhores resultados logo desde início? Este artigo diz-te quais são os passos a seguir e os pontos-chave a ter em conta para a tua pele estar nas melhores condições possíveis antes de iniciares o teu tratamento,...

read more