A adolescência é um período de mudanças, durante o qual ocorrem muitas alterações hormonais, nomeadamente: estrogénio, progesterona e testosterona, o que provoca o aparecimento de novos pelos.
Estes pelos podem ser incómodos para a maioria dos jovens, o que leva a que cada vez mais pessoas procurem um método seguro e eficaz para removê-los. Desta forma, muitos adolescentes perguntam se a depilação a laser é a solução.
Onde aparecem os pelos na adolescência?
São principalmente os adolescentes que sofrem com esta situação. Enquanto para muitos rapazes os pelos na adolescência representam maturidade e crescimento, para algumas meninas pode tornar-se algo preocupante.
Por isso, a procura por um método de depilação eficaz na adolescência tem aumentado. Procuram tratar, sobretudo, as zonas do rosto, o piramidal, os braços ou o lábio superior. O aparecimento de pelo nestas zonas pode indicar uma alteração hormonal.
Hormonas durante o crescimento e o cabelo
O desenvolvimento do nosso corpo ocorre durante a adolescência. Nesses anos, as hormonas estão em contínuas oscilações, com muitas alterações e sem estabilidade, o que provoca alterações que se podem refletir na pele.
Uma das respostas mais comuns do nosso corpo é o aparecimento dos chamados pelos hormonais, ou seja, pelos que estão em fase de repouso até que existam as condições ideais para surgirem.
Na maioria dos casos os adolescentes procuram a depilação definitiva para remover esses pelos hormonais.
A depilação a laser é segura para adolescentes?
Então, a depilação a laser é segura para adolescentes? Claro que sim, e também te pode ajudar com a eliminação dos pelos de forma permanente. Mas atenção, o tratamento deve ser sempre realizado por um centro de confiança.
Além disso, será necessário que o menor esteja acompanhado por um dos pais ou responsável legal na primeira sessão e que assine um termo de consentimento, onde se explica em que consiste o tratamento.
Qual é o melhor método de depilação para adolescentes?
Sem dúvida, a depilação a laser é o melhor método de depilação para adolescentes, uma vez que é um tratamento definitivo, não invasivo, seguro e menos doloroso do que outros métodos tradicionais (como pinças, que arrancam os pelos pela raiz, ou a lâmina, que a longo prazo pode fazer com que o pelo fique mais grosso).
Por isso, cada vez mais adolescentes estão a optar pela depilação a laser em áreas como pernas ou braços, locais visíveis onde o excesso de pelos se torna um problema para eles.
No entanto, deve-se ter em conta que os resultados podem não ser permanentes, principalmente em áreas hormonais (como algumas áreas faciais, por exemplo), até que ocorra o completo desenvolvimento e estabilidade das hormonas, uma vez na puberdade.
Com que idade se pode fazer depilação a laser?
Embora não haja idade mínima para iniciar o tratamento de depilação a laser, podemos fazer algumas recomendações. Desta forma, para o sexo masculino, recomendamos que o tratamento de depilação a laser comece a partir dos 16 anos, enquanto para o sexo feminino é recomendado que comece um ano após a primeira menstruação.
Se pretendes iniciar a depilação a laser, e, ao mesmo tempo, estás a fazer algum tipo de tratamento contracetivo ou a tomar algum outro medicamento, por exemplo, para a acne, é sempre necessário informar a técnica especializada em laser, pois qualquer um dos medicamentos pode ser fotossensível e, portanto, contraindicado.
Um adolescente pode fazer depilação a laser em qualquer área?
Não há limitação nas áreas que os adolescentes podem ou não fazer depilação a laser díodo. Como mencionamos anteriormente, em áreas como as axilas ou a parte inferior das pernas, a depilação a laser é eficaz. Mas existem algumas outras áreas hormonais onde o resultado pode não ser o desejado, como o queixo, o buço/bigode ou as patilhas. Nessas áreas, o tratamento pode não ser definitivo e, apesar dos pelos caírem, eles podem reaparecer com o tempo.
Por que existe uma idade mínima para fazer depilação a laser?
Durante a idade de crescimento, o corpo passa por inúmeras alterações hormonais. No entanto, e embora estes evoluam de forma diferente dependendo de cada pessoa, é necessário procurar a maior estabilidade hormonal para realizar o tratamento e para que este seja o mais eficaz possível.
No entanto, embora a depilação a laser seja segura e não invasiva, ela deve ser pensada entre os adolescentes e os seus pais. É por isso que na Láserum solicitamos o consentimento de um dos teus responsáveis legais para iniciares o tratamento.
Se precisares de mais informações sobre como a depilação a laser pode ser realizada em adolescentes, entra em contacto connosco através dos nossos canais oficiais do Facebook e Instagram ou solicita, se desejares, a primeira consulta nos nossos centros. Para isso, clica no botão abaixo.
A depilação a laser masculina é igualmente eficaz à feminina?
Durante muito tempo, a depilação a laser foi associada exclusivamente às mulheres. Felizmente, são cada vez mais os homens que optam por remover permanentemente os pelos do corpo com este método. Mas será que a depilação a laser é igualmente eficaz em homens e...
Depilação a laser e pele sensível: tudo o que precisas de saber
A depilação a laser e as peles sensíveis são compatíveis? E é eficaz? É claro que é! Se chegaste até este artigo, provavelmente já te colocaste estas questões. Mas deves ter em consideração os pormenores que discutiremos a seguir. No passado, pensava-se que a...
5 razões para utilizares o nosso Gel Regenerador pós-depilação a laser
Já nos visitaste? Se já passaste por algum dos nossos mais de 200 centros Láserum espalhados por Portugal e Espanha, sabes que damos muita importância ao cuidado da pele antes, durante e depois de cada sessão de depilação a laser díodo. Uma pele saudável, bem cuidada...