Cada vez mais se recorre ao ácido hialurónico para suavizar as rugas ou prevenir o aparecimento de linhas de expressão. Por outro lado, também a depilação a laser tem ganho cada vez mais expressão no mercado, como técnica preferencial para remover os pelos de forma eficaz e duradoura. Sendo estes dois dos tratamentos mais procurados no mundo da estética, resta uma questão: serão o ácido e a depilação a laser compatíveis?
Para respondermos a esta questão, é necessário saber em que consiste cada um dos procedimentos.
Ácido hialurónico, o que é?
O ácido hialurónico é uma molécula de açúcar que faz parte do organismo. Atua como lubrificante e, no caso das articulações, funciona como atenuador de impactos. Concentra-se sobretudo na pele, conferindo elasticidade, hidratação e suavidade à mesma. Uma pele rica em ácido hialurónico tende a ser saudável e sem marcas.
Com a idade, a percentagem de ácido hialurónico no organismo começa a diminuir, o que se reflete tanto na pele, como nas articulações. Na pele começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas de expressão ou linhas faciais. Nas articulações, a falta desta substância no líquido sinovial reflete-se em problemas de saúde, como a artrite, a artrose, fraturas ou outro tipo de lesões.
Hoje em dia já se utiliza ácido hialurónico para colmatar estes problemas, sendo que a aplicação pode ser feita através de cremes, comprimidos e, com resultados imediatos, através do preenchimento com injeções. Sendo aplicado com mais frequência no rosto, na zona das bochechas, nos lábios e no nariz. Também é utilizado para preencher olheiras, em cicatrizes de acne e nos joelhos.
Depilação a laser díodo, o que é?
A depilação a laser díodo consiste na remoção definitiva dos pelos através do princípio da Fototermólise Seletiva. A Fototermólise Seletiva consiste na aplicação de luz na pele, que se transforma em calor e elimina o folículo piloso, responsável pela produção e crescimento do pelo. O laser é atraído pela melanina do pelo, emitindo uma única onda de luz concentrada, pontual e precisa, assim, não afeta as zonas subjacentes e não provoca qualquer dano na pele.
Ácido hialurónico e depilação a laser, são compatíveis?
Agora que já sabe em que consiste cada um dos tratamentos, resta saber se pode fazer depilação a laser usando ácido. A resposta é: depende.
Ácido Hialurónico antes da depilação a laser
A compatibilidade do ácido hialurónico e a depilação a laser depende de dois fatores: o momento e o local onde é aplicado. No caso de ser aplicado antes da depilação a laser, é necessário ter em conta em que zona foi colocado.
- Na mesma zona do corpo
À semelhança do que acontece com o botox, o ácido hialurónico é termolábil, no entanto, em vez de se decompor com o calor, é absorvido pelo mesmo. O equipamento de depilação Láserum, apesar de contar com um sistema de refrigeração que causa um efeito anestésico na zona a tratar, proporcionando uma experiência de depilação cómoda e praticamente indolor, o próprio laser emite calor.
Sendo que o laser emite calor e o ácido hialurónico é absorvido pelo calor, deve deixar passar pelo menos 1 mês após a aplicação de ácido hialurónico, para realizar o tratamento de depilação a laser na mesma zona.
Ainda que o ácido hialurónico seja compatível com a depilação a laser, deverá estar consciente que, numa fase inicial, o tratamento de depilação a laser irá acelerar o processo de reabsorção de ácido. Sendo que, para obter os melhores resultados da depilação a laser, sem que para isso tenha impacto no seu tratamento de ácido hialurónico, deverá esperar 9 a 12 meses para que o ácido já tenha sido reabsorvido na sua maioria.
- Em diferentes zonas do corpo
A questão acima só se coloca se o tratamento de depilação a laser for realizado na mesma zona onde está presente o ácido hialurónico, caso contrário, os tratamentos são 100% compatíveis e os resultados de um não afetam os resultados do outro, independentemente da altura em que são realizados.
Por exemplo, se tiver ácido hialurónico no rosto e decidir fazer o tratamento de depilação a laser nas axilas, não existe qualquer problema pois o manípulo da depilação a laser díodo não passa na zona que contém o ácido hialurónico. Se, por outro lado, tiver feito o tratamento de viscossuplementação nos joelhos e quiser ver-se livre dos pelos das virilhas de forma permanente, também não existe qualquer contraindicação.
Ácido Hialurónico depois da depilação a laser
Se ainda não realizou nenhum dos tratamentos e está a pensar em qual deles deverá realizar primeiro, opte por fazer primeiro as sessões de laser díodo, e só depois aplicar ácido hialurónico. Desta forma não haverá qualquer problema.
- Na mesma zona do corpo
Se já embarcou num mundo sem sessões dolorosas de depilação, sem pelos e sem métodos de depilação não definitiva e quer preencher alguns sinais com ácido hialurónico nas zonas onde fez o tratamento de depilação definitiva, deverá esperar entre 4 e 5 dias após a sessão até que a irritação do laser passe. Após esse período, a pele deixa de estar sensível e será seguro avançar com o tratamento.
- Em diferentes zonas do corpo
Como mencionámos acima, não existe qualquer problema de compatibilidade entre o ácido e depilação a laser, no caso de serem aplicados em zonas distintas, independentemente do momento em que os tratamentos são realizados.
E no caso da aplicação de ácido hialurónico através de cremes, géis ou comprimidos?
No dia da sessão de depilação a laser, a sua pele deverá estar limpa, sem qualquer creme, maquilhagem, desodorizante ou qualquer outro cosmético. Como sabe, também não deverá tomar medicação que seja fotossensível, para que o tratamento não cause efeitos indesejados.
O mesmo acontece com o ácido hialurónico, quer tenha sido colocado através de cremes, géis ou comprimidos. A pele deverá estar saudável e sem alterações, sendo importante que 4 a 5 dias antes da sessão de depilação a laser deva deixar de tomar ou aplicar quaisquer medicamentos ou cosméticos que contenham na sua composição retinoides ou ácido glicólico.
Tem alguma dúvida adicional sobre a compatibilidade entre o ácido hialurónico e depilação a laser? Deixe a sua pergunta na secção de comentários ou envie-nos uma mensagem privada no Facebook ou no Instagram.
Depilação íntima masculina e feminina: qual é o melhor método?
A depilação íntima no homem e mulher já não é um tema tabu, com muitas vantagens para quem escolhe remover os pelos. Diminuir casos de comichão na região íntima e melhorar o desempenho no desporto são algumas delas. Isto acontece porque, ao eliminar os pelos tu...
Diferenças entre o laser SHR e o laser díodo
Existem diversas opções de depilação permanente, mas sabes quais são as formas mais efetivas para eliminar os pelos? A "melhor" opção pode variar consoante as circunstâncias individuais, como a cor dos pelos e o tipo de pele. A depilação a laser díodo é frequentemente...
Depilação a laser e luz pulsada: quais as diferenças
Certamente já ouviste falar de fotodepilação (também conhecida como luz pulsada intensa) ou de depilação a laser díodo, mas sabes como elas se diferenciam? Podemos dizer que estes métodos de depilação têm muitas diferenças, sendo a principal divergência como a luz age...