Sabe-se que a depilação a laser é a invenção do século! Eliminar pelos definitivamente é uma opção que muitas pessoas adoram. Como tal, é natural que surjam questões relativamente à eficácia da depilação definitiva em pelo branco, loiro ou ruivo. Existem muitos tipos de pele, assim como muitos tipos de pelos, e cada pessoa tem características completamente diferentes que podem afetar se é ou não aconselhável realizar um tratamento de depilação a laser.

Assim, se te estás a questionar se o teu tipo de pele e pelos são adequados para depilação a laser díodo para mulher ou homem, este artigo vai dar-te todas as respostas que necessitas sobre o tema. Continua a ler e descobre tudo sobre a depilação a laser em pelos loiros, sobre os diferentes fototipos de pele e muito mais!

Como funcionam os diferentes fototipos de pele na depilação a laser díodo?

Antes de descobrir se a depilação a laser funciona em pelo branco, loiro ou ruivo, é necessário ter algum conhecimento prévio sobre os diferentes fototipos de pele, bem como cada um é afetado pela depilação a laser díodo.

Os fototipos de pele referem-se à capacidade da pele em assimilar a radiação solar, e dependem da tonalidade da tua pele e pelo. Além disso, para determinar o fototipo, também é tido em conta um fator muito importante, como a frequência com que a queimadura solar ocorre na pele, assim como o tipo de bronzeado que se obtém quando existe exposição solar.

deplación láser sobre vello pelirrojo

No total, existem 6 fototipos de pele diferentes, e, dependendo de cada um deles, já podes ter uma ideia entre a compatibilidade da depilação a laser e dos pelos loiros ou, se no teu tom de pele em específico, o tratamento é eficaz. Ainda que possa ficar com uma ideia, a decisão da compatibilidade entre o tratamento e o tipo de pele e pelos deve ser sempre determinada por um profissional na área.

  • Fototipo I. Pele albina: Estes indivíduos têm pele muito clara, olhos azuis e sardas. A pele, geralmente não exposta ao sol, apresenta uma tonalidade branca leitosa.
  • Fototipo II. Pele branca: Indivíduos com pele clara, pelos loiros ou ruivos, olhos azuis ou castanhos e sardas, cuja pele, não habitualmente exposta ao sol, é branca. Normalmente sofrem queimaduras com uma ligeira exposição ao sol, sem se bronzearem.
  • Fototipo III. Pele caucasiana: Os indivíduos enquadrados neste fototipo têm pele branca, olhos castanhos e pelo castanho. A sua pele não é habitualmente exposta ao sol. Queimam ligeiramente no início da exposição solar e tornam-se moderadamente pigmentados, de forma gradual.
  • Fototipo IV. Pele mediterrânica: Indivíduos com pele branca ou ligeiramente castanha, pelo e olhos escuros (regiões mediterrâneas, asiáticas e orientais). Queimam de forma ligeira a moderada e pigmentam de forma fácil e imediata após a exposição solar.
  • Fototipo V. Índio – pele típica sul-americana: Indivíduos com pele acastanhada (Ameríndio, Hindustani, Hispânico) e olhos escuros. As peles raramente queimam e são fácil e intensamente pigmentadas. Têm uma reação de pigmentação imediata.
  • Fototipo VI. Este fototipo corresponde à pele negra. Pele que nunca queima e permanece sempre muito escura.

Qual é o fototipo mais adequado para a depilação a laser díodo?

Sendo que a depilação a laser díodo atua sobre o folículo piloso, detetando-o graças à existência de melanina, quanto mais escuro for o pelo e mais clara a pele, o laser irá captar melhor o folículo e mais eficaz será o tratamento.

Assim, tendo em conta todos os fototipo acima, o tipo de pele em que o laser díodo funciona melhor é o fototipo III, típico de pessoas com pele clara e pelos castanhos. A depilação a laser em pelos loiros não é, em princípio, possível. No entanto, como indicado anteriormente, é sempre melhor consultar um profissional antes de se realizar qualquer tratamento.

Razão da incompatibilidade da depilação a laser em pelos loiros ou ruivos

depilacion laser diodo

Efetivamente, como referido anteriormente, a depilação a laser em pelos loiros ou ruivos não é geralmente possível. As pessoas que têm pelos de cor muito clara, sejam loiros, ruivos ou qualquer outra tonalidade semelhante, terão dificuldade em encontrar um tipo de laser para pelos claros que tenha os resultados pretendidos.

Depilação a laser em pelos loiros: falta de melanina

A principal razão pela qual a depilação a laser em pelos loiros não é eficaz é porque o laser díodo procura sempre a melanina para atuar no folículo. A melanina é o pigmento do pelo que o torna mais escuro: quanto mais melanina, mais intensa é a cor do pelo.

Portanto, como o pelo loiro, ruivo ou de cor clara não tem uma grande quantidade de melanina no geral, é muito difícil para o laser detetar o folículo durante o tratamento. Por esta razão, o procedimento torna-se ineficaz. Não sendo o laser capaz de eliminar o folículo, o pelo continua a crescer.

Embora a depilação definitiva em pelo branco, loiro ou ruivo não seja, na maior parte das vezes, eficaz, se quiseres ter a certeza se o teu fotótipo de pele e pelos são compatíveis com a depilação a laser díodo, avalia o seu caso específico junto de uma técnica especialista em laser.

Como mencionado acima, cada tipo de pelo é diferente, portanto, se tiveres alguma dúvida, é melhor procurares aconselhamento especializado.

Laser díodo e pelo branco

No caso da depilação definitiva em pelo branco, também podem surgir dúvidas, porque embora atualmente seja um pelo completamente branco, já teve anteriormente outra cor que pode ter sido escura.

No entanto, quando existem pelos brancos, é precisamente pela perda de melanina no pelo. Como mencionado acima, a falta deste elemento significa que o laser não deteta o folículo e não é eficaz para destruí-lo. Logo, o laser díodo em pelo branco também não será, à partida, possível.

Em suma, embora o melhor cenário para a depilação a laser díodo seja um tipo de pelo mais escuro, a recomendação é que consultes o centro Láserum mais próximo de ti, a fim de averiguar se o tratamento de laser para pelos claros é possível no teu caso, uma vez que a eficácia pode depender não só do teu fototipo de pele, mas também de alguns outros fatores que influenciam a decisão.

Se ainda tiveres dúvidas sobre o tema da depilação a laser para pelos claros, podes partilhá-las connosco através dos comentários do artigo, ou nos nossos perfis de Facebook e Instagram.

Posts relacionados
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas
Prendas Dia do Pai: as melhores dicas

Na Láserum, celebramos o Dia do Pai todos os dias, mas o 19 de março é a oportunidade para relembrar aqueles mais distraídos. Como este dia especial já está aí, podes não ter ideias para o Dia do Pai. Mas não te preocupes, estamos cá para ajudar-te a não errar com as...

read more
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões
Depilação a laser: qual o intervalo entre sessões

Para obteres uma pele livre de pelos, a depilação a laser díodo é a opção mais eficaz e com resultados permanentes disponíveis no mercado. Para alcançares os resultados desejados, é essencial saberes de quanto em quanto tempo deves fazer a depilação a laser.  O...

read more