Se tem tatuagens e quer ver-se livre de pelos, provavelmente já se perguntou se a depilação a laser e a tatuagem são compatíveis. Ao procurar informações sobre o assunto, deve ter encontrado respostas negativas e categóricas, indicando que tal combinação não é possível.

Atualmente, 1 em cada 8 pessoas no mundo tem alguma área do seu corpo tatuada, por isso é muito provável que, especialmente no caso da depilação a laser em braços ou pernas, tenha tido curiosidade em saber mais sobre o tema.

A depilação a laser em cima de uma tatuagem não é de facto possível, mas já se perguntou porquê? Há uma razão muito curiosa que impede que esta técnica seja compatível quando quer remover pelos de uma área tatuada, que temos certeza que vai surpreendê-lo.

Se quer saber esta razão e muitos outros aspetos interessantes sobre o assunto, neste artigo irá ser tudo explicado. Continue a ler e não perca!

Depilação a laser e tatuagem: são compatíveis?

Para responder a esta pergunta, é importante esclarecer uma questão: Como dissemos, a depilação a laser em cima de tatuagens não é possível, por razões que veremos de seguida neste artigo. No entanto, a depilação a laser com tatuagens é possível.

A nuance está na área onde se aplica o laser: Se tem alguma tatuagem numa área onde não pretende remover pelos, não haverá problema! Pode realizar um tratamento de depilação a laser em qualquer outra parte do corpo onde não tem tatuagens. Por outras palavras, o facto de ter uma zona tatuada do seu corpo não o impede de realizar o tratamento em qualquer outra área, e pode fazê-lo sem qualquer risco.

me puedo depilar antes de hacerme un tatuaje

Para isso, o profissional de laser só terá de cobrir a área quando a máquina passar nessa zona, eliminando assim qualquer possibilidade de a pele sofrer queimaduras ou das tatuagens ficarem deformadas ou perderem a pigmentação.

Porque não pode fazer depilação a laser em cima de uma tatuagem?

Como já foi explicado, qualquer tatuagem pode ser coberta quando o tratamento é realizado, sem qualquer perigo. Mas porque é necessário realizar este processo desta forma? O que há de tão especial na depilação a laser em tatuagens que os dois conceitos não são compatíveis?

A razão está relacionada com a pigmentação da pele e a forma como o laser díodo funciona, sendo por isso muito interessante aprofundar o tema.

Depilação a laser em tatuagens: Detetar o pigmento como melanina

Como foi mencionado em posts anteriores, a depilação a laser díodo remove o pelo definitivamente graças ao equipamento que deteta a melanina no folículo piloso e a remove. A forma como o laser remove o pelo é encontrando-o através da sua melanina: quanto mais escuro e forte for, melhor será a sua deteção e mais fácil será a sua remoção. Por este motivo, recomendamos sempre passar a lâmina nos pelos entre as sessões, para que fiquem mais fortes e fáceis de localizar, graças ao seu nível de pigmento.

Mas o que é que tudo isso tem a ver com tatuagens? A resposta é tão simples como impressionante: quando o manípulo passa sobre uma tatuagem, ele interpreta o pigmento da tatuagem como melanina, confundindo-o com o folículo piloso de um pelo, disparando um tiro para removê-lo.

Portanto, quando realizar a depilação a laser em tatuagens, o equipamento interpreta a área tatuada da mesma forma que deteta pelos escuros.

Posso depilar-me antes de fazer uma tatuagem?

Agora que sabe que a depilação a laser em tatuagens não é possível, pode estar a perguntar-se se pode realizar o tratamento antes de fazer uma tatuagem. Ou, por outro lado, pode estar a planear fazer uma tatuagem ao mesmo tempo que realiza o tratamento de depilação a laser. 

Neste caso, deve saber que é absolutamente possível ter um tratamento de depilação a laser e fazer uma tatuagem depois, desde que siga uma série de recomendações

depilacion laser sobre tatuajes

Termine o tratamento antes de tatuar

Embora a depilação a laser e a possibilidade de fazer uma tatuagem numa data posterior não sejam incompatíveis, deve ter em conta que, para o fazer, deve ter completado o tratamento de depilação a 100%, uma vez que, uma vez tatuada a área, não poderá voltar a realizar sessões de depilação a laser.

O facto de terminar o tratamento e fazer uma tatuagem depois, também pode ser muito positivo, porque desta forma terá a área livre de pelos e não estará constantemente a depilá-la, colocando em risco a pele em que a tatuagem é desenhada.

Siga as recomendações do profissional de laser

Se pretende fazer uma tatuagem após a depilação a laser, o melhor é perguntar ao profissional de laser, depois de terminar as suas sessões, se é possível. É a melhor pessoa para o informar se existir alguma recomendação que deve seguir de acordo com o seu tipo de pele, ou quanto tempo deve esperar até tatuar a sua pele.

Por outro lado, se tem uma doença de pele, como psoríase, dermatite, etc., a recomendação é que consulte um dermatologista para verificar se não há risco.

Embora a depilação a laser em tatuagens não seja possível, é verdade que os dois tratamentos estão intimamente relacionados e podem ser um complemento perfeito. Assim, o segredo é remover completamente os pelos antes da tatuagem, ganhando conforto e estética ao tatuar.

Tem alguma pergunta relacionada com a depilação a laser e tatuagem? Teremos todo o gosto em respondê-la nos comentários, ou nos nossos perfis no Facebook e Instagram!

Posts relacionados
Como conseguir uma depilação definitiva?
Como conseguir uma depilação definitiva?

Quando pensamos em como podemos conseguir uma depilação definitiva, enquanto tentamos descobrir mais informações, podemos deparar-nos com alguns métodos que afirmam ser definitivos, mas que acabam por não ser. É por isso que a melhor opção é, sem dúvida, a depilação a...

read more
É possível fazer depilação a laser com herpes?
É possível fazer depilação a laser com herpes?

Se chegaste até este artigo, é porque possivelmente tens o vírus do herpes, e estás prestes a iniciar ou a continuar o teu tratamento de depilação a laser díodo. Mas, será que a depilação a laser e o herpes são compatíveis? A resposta é sim, embora com algumas...

read more