A pele irritada após a depilação a laser é uma consequência depois da realização de um tratamento como este. É possível detetar que a pele ficou irritada através de vermelhidão na área ou pelo aparecimento de pequenos pontos vermelhos, normalmente nos folículos onde o pelo cresce.

No entanto, existe um conjunto de práticas que pode ajudar a acalmar a irritação pós depilação a laser. Apesar de explicarmos mais à frente detalhadamente, o Aloé Vera é um dos produtos-chave para ajudar a pele a recuperar da irritação, que pode ocorrer depois do tratamento. Ao longo deste post vamos explicar-lhe outras dicas essenciais para este problema.

Porque a pele fica irritada após a depilação a laser?

Se ficou com irritação na pele após depilação a laser, especialmente em zonas sensíveis como a depilação nas maçãs do rosto ou íntima, provavelmente questiona o porquê disto acontecer e se tem alguma consequência negativa. Nada poderia estar mais longe da verdade. A ocorrência de eritema ou irritação na pele após depilação está simplesmente relacionada com o facto da pele no geral e o folículo em particular, durante o tratamento, serem submetidos, de forma controlada a temperaturas mais elevadas do que aquelas a que estão habituados. Isto produz uma pequena inflamação no folículo, que pode durar de 2 a 3 dias. Após esse tempo deverá acalmar, devolvendo à derme o seu estado natural.

Durante o tratamento de depilação a laser, o técnico especializado irá estudar o seu tipo e condições de pele, para que o impacto do tratamento seja mínimo, reduzindo assim a irritação e melhorando os resultados ao mesmo tempo. Embora seja muito normal a pele sensível adquirir uma vermelhidão mais intensa, pode até ser o tratamento de depilação mais recomendado por existirem métodos mais invasivos.

piel irritada depilacion laser

Apesar da irritação na pele após depilação ser perfeitamente comum, se durante o processo sentir uma picada ou dor grave que não seja semelhante a pequenas picadas de alfinetes, deverá avisar imediatamente o seu técnico especializado em depilação a laser. Este irá adotar as medidas necessárias para evitar uma possível condição mais grave.

Aloé vera, a chave para a pele irritada após depilação a laser

Já tínhamos mencionado este produto anteriormente neste post, mas é necessário aprofundar a razão pela qual o Aloé Vera é o produto essencial para acalmar a pele irritada após a depilação a laser.

O Aloé Vera é uma planta com inúmeros benefícios para o cuidado da pele, uma vez que apresenta propriedades hidratantes, regeneradoras, antissépticas, entre outras. E, precisamente por este motivo, o seu extrato é um produto altamente eficaz para aliviar a irritação da pele após a depilação a laser, graças à sua capacidade de regenerar a pele e reduzir a inflamação do folículo através das suas propriedades suavizantes.

Embora qualquer gel de Aloé Vera puro ajude a alcançar este resultado, a nossa recomendação é a utilização de Aloé Vera pós depilação a laser, criado especialmente para as características da pele que acaba de ser submetida a este tipo de tratamento.

Outras dicas para cuidar da sua pele após a depilação a laser

Mesmo que o Aloé Vera seja o seu grande aliado para acalmar a pele irritada após a depilação a laser, deverá combiná-lo com outras dicas que permitirão cuidar da derme depois do tratamento, assim como melhorar os seus resultados.

Evitar a exposição solar

Este é um ponto que deverá seguir rigorosamente após a sua sessão de depilação a laser, ajudando a irritação na pele após depilação a laser a desaparecer. Caso não o cumpra, poderá causar lesões na pele. 

Lembre-se de esperar sempre 3-4 dias antes e depois do tratamento antes de apanhar sol. Utilize sempre protetor solar FPS 50+, especialmente em áreas sensíveis, como o rosto.

Não praticar exercício físico nas 24h após o tratamento

A atividade física pode intensificar a irritação da pele após a depilação a laser por várias razões. Por um lado, a transpiração pode causar prurido e agravar a irritação. Por outro lado, a utilização de roupas apertadas pode fazer com que o tecido faça fricção com a pele, o que também pode levar a um aumento da irritação.

Para além disso, também deve evitar nadar no mar ou em piscinas durante 24 horas após a depilação a laser, dado que o sal e o cloro podem danificar a pele.

Não utilizar cosméticos que contenham álcool

Muitas vezes, pode pensar que um creme hidratante é o produto perfeito para suavizar a sua pele, mas deve ter em conta que muitos deles contêm álcool nos seus ingredientes. Isto também pode levar a um aumento da irritação. Por isso antes de utilizar qualquer produto, é melhor verificar os ingredientes e certificar-se de que não existem ingredientes que possam afetar a sua pele.

Além disso, recomendamos que evite o uso de produtos de maquilhagem na área do rosto se esta tiver sido tratada a laser, pelo menos durante as 24 horas seguintes ao tratamento, uma vez que também podem afetar uma área particularmente sensível.

Usar roupas leves e soltas

Pela mesma razão que mencionámos no caso do desporto, se usar roupa justa, a fricção desta com a pele pode irritar ainda mais as zonas depiladas. Pelo mesmo motivo, após o tratamento, recomendamos a utilização de roupas leves, soltas e macias ao toque, para que a irritação desapareça no tempo habitual.

Concluindo, seguir todas estas dicas e tornando-as numa rotina depois da sua sessão ajudará a acalmar a pele irritada após a depilação a laser. Lembre-se, também que cada pessoa é diferente e, portanto, as características da sua pele podem levar a que reaja de forma diferente ao tratamento. Por este motivo, a coisa mais eficiente a fazer é consultar o seu técnico especializado de laser, que lhe dará todos os passos necessários para cuidar da sua pele após o tratamento.

Tem alguma pergunta? Pode encontrar-nos Centro Láserum mais próximo de si ou através de nossos perfis no Facebook e Instagram.

Posts relacionados
É possível fazer depilação a laser com herpes?
É possível fazer depilação a laser com herpes?

Se chegaste até este artigo, é porque possivelmente tens o vírus do herpes, e estás prestes a iniciar ou a continuar o teu tratamento de depilação a laser díodo. Mas, será que a depilação a laser e o herpes são compatíveis? A resposta é sim, embora com algumas...

read more